Goiás por Elas: Governo fecha parceria com TJGO, MPGO e DPE para ações conjuntas
07 agosto 2023 às 15h55
COMPARTILHAR
A Lei Maria da Penha completa 17 anos nesta segunda-feira, 7. Também nesta segunda o governo de Goiás assinou um termo de cooperação técnica do programa ‘Goiás por Elas’ com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) e o Ministério Público do Estado (MPGO). O intuito é promover ações conjuntas com as instituições para levantamento de informações e indicação de mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade econômica.
Executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), o ‘Goiás por Elas’ foi criado neste ano e atende mulheres com medida protetiva e inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). No programa, elas recebem mensalmente R$ 300 pelo período de até um ano. No mês passado, foram entregues os primeiros cartões para 158 vítimas.
As mulheres atendidas, além da ajuda financeira mensal, têm prioridade no acesso aos demais programas sociais do governo, como ‘Mães de Goiás’, ‘Aluguel Social’, ‘Crédito Social’ e ‘Aprendiz do Futuro’.
Cursos profissionalizantes
Outras oportunidades para mulheres cadastradas no ‘Goiás para Elas’ são ligadas à Secretaria da Retomada, que oferece gratuitamente cursos de qualificação profissional, por meio do Colégio Tecnológico, e o banco de vagas de trabalho do ‘Mais Empregos’.
Leia também:
Vítimas de violência recebem cartões do Goiás por Elas
Em alta, Goiás registra uma medida protetiva a cada quatro horas em 2023