Goiás é o 2º do Brasil no ranking nacional da redução da pobreza
09 dezembro 2023 às 12h47
COMPARTILHAR
Um importante indicador positivo para Goiás foi anunciado nesta semana: o Estado se destacou no cenário nacional como a segunda unidade federativa que mais reduziu o índice de pobreza em 2022. O trabalho, denominado Síntese de Indicadores Sociais, fez a comparação ao ano anterior e foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 6 de dezembro.
O documento analisa as condições de vida da população brasileira, tomando como base em indicadores sociais (demografia, famílias, educação, trabalho, distribuição de renda etc.). “É mais uma prova da efetividade do nosso Goiás Social, que mudou a história socioassistencial em Goiás, promovendo transformações reais na vida de milhares de famílias ao longo dos últimos cinco anos”, resumiu a primeira-dama Gracinha Caiado, coordenadora do programa, para quem o resultado confirma o sucesso das políticas sociais adotadas pelo governador Ronaldo Caiado (UB) desde o começo de sua gestão, em 2019.
Pelos dados levantados pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), Goiás teve diminuição de 27,8% nos índices de pobreza, ficando atrás apenas de Mato Grosso do Sul (28,5%). A média de redução da pobreza no Brasil no mesmo período ficou em 13,8%. “Esse resultado ganha ainda mais relevância quando se observa o baixo percentual de pobres no Estado em comparação ao resto do País. É muito mais difícil reduzir a pobreza quando ela atinge patamares mais baixos”, explicou Erik Figueiredo, diretor-executivo do IMB.
O programa Goiás Social visa integrar as ações do governo nas diversas áreas – assistência social, saúde, educação, cultura, esporte e lazer, segurança pública etc. –, com foco na promoção da cidadania, da inclusão social e da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social. O programa conta com a parceria de diversos órgãos e entidades dos governos estadual, municipais e federal, além da sociedade civil organizada.
Mais de 500 mil pessoas já foram beneficiadas pelo Goiás Social em todo o Estado, com a entrega de cestas básicas, kits de higiene, cobertores, colchões, fraldas, leite, óculos, próteses dentárias, cadeiras de rodas, entre outros. O programa oferece ainda cursos profissionalizantes, oficinas culturais, atividades esportivas, atendimento psicossocial, orientação jurídica, entre vários outros serviços. Realiza também ações de prevenção e combate à violência doméstica, ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, ao trabalho infantil, ao uso de drogas, entre outras situações de risco.
De acordo com especialistas em nível nacional, o programa Goiás Social é exemplo de empenho governamental em executar políticas públicas para superar a pobreza e garantir dignidade e direitos das pessoas.
Leia também:
Quantos Coringas podem ser criados por um Batman? Relembrando casos reais de “justiceiros”
Colapso climático e desigualdade social andam de mãos dadas
20 de Novembro: é preciso se comprometer com a construção de um Brasil mais justo e inclusivo