A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou nesta terça-feira, 7, a função de débito para os cartões de programas sociais, como o Bolsa Família. Atualmente, eles funcionam apenas para a realização de saques dos benefícios em agências bancárias e casas lotéricas.

O anúncio desta nova modalidade foi feito pela presidente da Caixa, Rita Serrano, na cerimônia de abertura da reunião de gestores da rede de atendimento do banco público. O evento foi promovido em Brasília.

Segundo ela, os cartões que pagam os benefícios assistenciais serão vinculados a uma conta poupança digital da instituição. “Nós vamos incentivar a poupança e a inclusão financeira, e vamos garantir um melhor atendimento, porque assim os beneficiários não vão precisar ficar nas filas das agências esperando atendimento para saque”, salientou.

A presidente do banco explicou que a distribuição dos cartões com a função de débito já foi iniciada. No primeiro momento, estão sendo emitidos mais de 220 mil cartões para beneficiários do seguro defeso. O programa é voltado para pescadores artesanais durante toda a temporada de suspensão da pesca. Para os demais beneficiários, a entrega será realizada “aos poucos”.