Pela primeira vez, uma mulher vai chefiar a PRF no Distrito Federal. Goiás comemora.
24 abril 2024 às 08h27
COMPARTILHAR
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, nomeou a primeira mulher para liderar a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal no Distrito Federal. A nomeação de Adriana Pivato foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira, 22.
Com uma carreira na PRF desde 2006, Pivato acumula experiência em diversas áreas do órgão, incluindo o Núcleo de Operações Especiais (NOE/MS) e a Universidade Corporativa da PRF (UniPRF). Além disso, ocupou o cargo de chefe substituta do Núcleo de Educação Corporativa (NEC/CE).
Recentemente, foi responsável pela gestão do Projeto Estratégico do Centro Nacional de Estudos em Segurança Viária, da Diretoria de Operações (DIOP).
Goiás
“Há sinergia da PRF do Distrito Federal com a Superintendência de Goiás”, declara o superintendente executivo da PRF-GO, Fábio Souto de Souza Pedrosa, ao comentar que corporação em Goiás recebe com boas expectativas a ascensão de Pivato.
Fábio também é docente da PRF e já ministrou cursos de formação ao lado de Adriana. “Ela sempre se destacou em todos os cargos em que atuou. Dedicada, proativa e muito bem-vista pelos demais policiais”, frisa.
Pivato também pioneira ao concluir o Curso de Operações de Controle de Distúrbios Civis (COCD) da PRF, tornou-se instrutora da instituição em 2007. Ao longo dos anos, ministrou e coordenou diversos cursos internos, incluindo as edições de 2020 e 2021 do Curso de Formação Policial.
Quem é Adriana:
Com 18 anos de experiência na Polícia Rodoviária Federal, Adriana Mancilha Pivato é graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui especialização em Atividades Motoras, além de pós-graduações em Treinamento Desportivo e em Educação Transformadora: Pedagogia, Fundamentos e Práticas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
“Após quase duas décadas na PRF e na segurança pública, sinto-me honrada e motivada por esta função. Ao longo da minha jornada na PRF, como uma mulher que batalhou para conquistar seu espaço na polícia, espero poder liderar de forma eficaz para o benefício da instituição e de seus policiais”, afirmou Adriana.
Além de seu serviço na PRF, ela também trabalhou no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e participou de diversas missões internacionais, como a COP21 em Paris, a 68ª Assembleia-Geral das Nações Unidas em Nova York, a Missão de Paz no Haiti e a Cúpula do Brics.
Adriana Pivato substitui Igor Ramos, que ocupava a posição desde o início de 2023.
Leia também: