Goiás reduz assassinatos e integra grupo dos Estados menos violentos no 1º semestre
25 agosto 2022 às 15h39
COMPARTILHAR
Mapa nacional elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Núcleo de Estados da Violência da Universidade de São Paulo (USP), O Monitor da Violência, mostra que o Estado de Goiás reduziu em 14% o número de mortes violentas no primeiro semestre deste ano. Em todo o Brasil a queda de assassinato foi de 5%.
O levantamento apresenta Goiás na nona posição do ranking nacional de redução desse tipo de crimes. Foram analisados os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Para se ter ideia, o resultado obtido no território goiano é três vezes maior do que à média nacional. Os estados com maior destaque são Roraima (-34% em assassinatos), Distrito Federal (-21%), Rio Grande do Norte (-18%), Amapá (-17%), Maranhão (-17%), Espírito Santo (-16,5%), Rio de Janeiro (-16%) e Acre (-15%).
Por outro lado, o desempenho do Estado, juntamente com o Distrito Federal, alavanca o resultado positivo na região Centro-Oeste. Isso faz um contrapondo ao crescimento dos assassinatos acima de 10% em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O governador Ronaldo Caiado (UB) acredita que essa diminuição das mortes violentas em Goiás foi provocado pelos investimentos na valorização e no aprimoramento das forças de segurança. “Reconheço a eficiência da nossa polícia. Especializamos tropas e temos os melhores batalhões já vistos no Brasil”, pontuou.
Dedes 2019, de acordo com o Monitor da Violência, o Estado vem registrando quedas nos casos envolvendo latrocínio, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. Esses crimes, em 2021, registrou 1.289 crimes dessa natureza, 18% menor do que o registrado em 2020, quando foram contabilizados 1.577. Entre 2019 e 2020 houve queda de 10%.