“Vacinar é salvar vidas”, diz Caiado em premiação que reconheceu 98 municípios goianos por cobertura vacinal
19 novembro 2025 às 18h51

COMPARTILHAR
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), disse que “vacinar é salvar vidas” em cerimônia de entrega do Troféu Zé Gotinha do Cerrado, realizada nesta quarta-feira, 19, em Goiânia. O evento premiou 98 municípios goianos que se destacaram nas campanhas de imunização contra doenças graves, como febre amarela e tríplice viral.
Convergindo com as falas da superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, Caiado fez um apelo direto às famílias para que cumpram o calendário vacinal e lembrou que não há sistema de saúde capaz de suportar surtos de doenças evitáveis.
O governador destacou que a imunização é um compromisso coletivo e preventivo. “Representa algo que eu tenho trabalhado durante todo o meu mandato para sensibilizar as pessoas. Pedi a todos os pais, todas as mães, a todos os idosos que tenham consciência com a vacinação”, afirmou.
Ele alertou para os riscos da negligência. “É isso, não adianta as pessoas não atenderem tudo aquilo que é um calendário vacinal e depois ficar aí: ‘Olha, tá faltando leito de UTI, olha, meu filho tá passando mal, olha, eu estou com um problema de saúde’. Então, gente, não existe lugar nenhum do mundo que vai ter nesses períodos sazonais uma oferta de leito se a pessoa não vacinar”, disse.
Caiado reforçou a necessidade de compromisso preventivo. “Então, o que eu peço neste momento é que as pessoas reflitam, analisem bem, tenham esse compromisso preventivo de poder vacinar. As vacinas estão à disposição”, apontou.
Ele destacou que fala também como médico. “Gente, eu tô falando, não é como governador, eu tô falando como médico. Eu não posso aceitar que alguém levante a tese do achismo”, afirmou.
O governador lembrou que a humanidade só avançou graças às vacinas. “Não teria nem mais a humanidade se nós não tivéssemos as vacinas. Então essa evolução precisa ser cada vez mais responsabilizada”, destacou.
Ao final, Caiado parabenizou as equipes de saúde: “Quero parabenizar todo o pessoal da Secretaria de Saúde, o secretário, toda a parte técnica, cumprimentá-los por este prêmio que está sendo dado, mostrando a capacitação e o envolvimento da área social e da área da saúde nos municípios para levar a vacinação a todos”, apontou.
“Isto é o que hoje está sendo premiado: mostrando que estamos salvando vidas, mostrando que ampliamos os serviços médicos em Goiás como nunca teve. Agora, se nós não tivermos a contrapartida da população, fica difícil atingirmos resultados melhores no atendimento e em salvar vidas”, concluiu.
Flúvia Amorim: esforço e inovação dos municípios
A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, destacou o avanço das coberturas vacinais e o empenho dos municípios em adotar estratégias inovadoras. “Bom, primeiro falar sobre a importância da vacinação. A gente já vem falando há muito tempo da importância de manter carteira de vacinação atualizada, melhorar as coberturas vacinais no nosso estado. Felizmente, esse ano a gente, inclusive, tá entregando esses prêmios por causa disso. Nós tivemos uma melhora significativa nas coberturas vacinais”, disse.
Ela ressaltou que houve um crescimento expressivo. “Nesse ano nós vacinamos já cerca de 60% a mais de pessoas do que o ano passado, comparando os mesmos períodos. E o que a gente quer é reconhecer o trabalho e esforço dos municípios goianos”, afirmou.
Segundo Amorim, o desafio tem sido grande, mas os resultados comprovam que é possível. “Nós sabemos que não tem sido fácil para esses municípios trabalhar com estratégias inovadoras, mas nós temos visto que é possível sim, com o gestor municipal estabelecendo a vacinação como prioridade. É possível alcançar boas coberturas. Nós temos municípios aqui, são vários, cerca de 98 municípios vão receber a premiação”, disse.
Ela lembrou que 68 municípios ultrapassaram a meta de 95% de cobertura vacinal para febre amarela e tríplice viral. “Nós temos 68 municípios que alcançaram cobertura vacinal para febre amarela e também para vacina tríplice viral acima de 95%, ou seja, ultrapassou a meta preconizada que era de 95 e por isso esse reconhecimento”, afirmou.
Amorim explicou que os 50 melhores municípios, além do troféu, receberão recursos financeiros. “Os 50 melhores municípios, além de receberem troféu, eles vão receber também recurso financeiro para melhorar ainda mais as ações lá no seu território”, apontou.
Ela enfatizou ainda que a meta é proteger a população contra doenças graves. “É dizer que aqui em Goiás a poliomielite não vai voltar. É dizer que aqui em Goiás não teremos surtos de meningite, por isso a importância de alcançarmos 95% de cobertura”, destacou.
A superintendente também citou iniciativas criativas. “Teve um município que fez um caderninho de pintura voltado para vacinação com o Zé Gotinha, mostrando a importância da vacinação. Nós temos teatro, temos várias ações que são muito interessantes”, disse.
Por fim, confirmou que os recursos já foram repassados. “Os 50 melhores vão receber recurso financeiro que já foi creditado na conta. Eu confirmei agora antes de vir para cá que esse recurso já foi repassado para esses municípios com a intenção deles ampliarem e também reconhecerem as equipes deles”, finalizou.
Leia também:
Com contrato em vigor com Banco Master, prefeitura de Goiânia nega que irá prorrogar vínculo
Força-tarefa apreende quase 30 toneladas de sabão em pó suspeito de adulteração em Goiás
