Vacina experimental contra câncer apresenta testes iniciais promissores

20 julho 2025 às 14h36

COMPARTILHAR
Uma vacina experimental desenvolvida por cientistas da Universidade da Flórida apresentou resultados promissores contra o câncer em testes com camundongos. A formulação, baseada em RNA mensageiro (mRNA), estimulou o sistema imunológico a atacar diferentes tipos de tumores, incluindo os resistentes a tratamentos convencionais. O estudo foi publicado na revista Nature Biomedical Engineering.
Diferente de outras vacinas oncológicas, essa não é personalizada para um tipo específico de câncer. Ela age como se o organismo estivesse enfrentando uma infecção viral, provocando uma resposta imune ampla. Com isso, as células de defesa passaram a reconhecer e destruir as células tumorais.
Nos testes, a vacina foi combinada com imunoterapias já existentes, como os inibidores de checkpoint imunológico. A estratégia teve sucesso em casos de melanoma, câncer ósseo e cerebral, fazendo com que alguns tumores desaparecessem. O segredo foi forçar os tumores a expressarem a proteína PD-L1, tornando-os mais visíveis ao sistema imune.
A tecnologia usada é similar à das vacinas de mRNA contra a covid-19. Os cientistas agora se preparam para iniciar testes clínicos em humanos. Se os efeitos forem confirmados, a vacina poderá representar um avanço importante rumo a uma imunização universal contra o câncer.
Leia também:
Goiás e Goiânia dão início à campanha de vacinação contra Influenza l