Sintomas da erisipela | Entrevista
18 novembro 2022 às 17h47
COMPARTILHAR
Em qualquer inflamação os sintomas básicos são: calor, dor e vermelhidão. Na erisipela não seria diferente. É um tipo infecção provocada por bactérias que quando encontram uma porta de entrada na pele normalmente pelos pés, espalham-se formando uma mancha vermelha, quente e dolorosa.
Dentro do organismo, a proliferação dessas bactérias faz com que sejam liberadas toxinas provocando mal estar, febre e vermelhidão na perna é isso que explica o médico dermatologista Antônio Macedo.
Confira a entrevista completa:
Como fica a pele com erisipela?
Antônio Macedo – A pele fica quente, avermelhada, brilhosa e com um leve inchaço, um edema mesmo. Com o tempo, o paciente observa um inchaço maior, deixando a região dolorida ao toque e, em alguns casos, podem surgir bolhas.
Quais os primeiros sintomas?
Antônio Macedo – O paciente chega relatando que de uns dias para cá surgiu uma vermelhidão na perna, dor e febre. Alguns relatam ainda calafrios, fraqueza.
O que causa a erisipela?
Antônio Macedo – A erisipela é uma infecção bacteriana normalmente ocasionada por streptococcus, staphilococus. A doença ocorre porque a bactéria penetra na pele. É preciso tratar tínea pedis ferimentos entre os dedos dos pés, decorrentes de fungos, mas é evidente que nem todas as pessoas que têm pé de atleta vão desenvolver erisipela. Existem alguns outros fatores facilitadores para o aparecimento da doença. É mais frequente acometer as pernas e os braços.
Erisipela pode matar?
Antônio Macedo – Quero deixar claro que normalmente a doença não necessita internação. Há, contudo, alguns casos que se agravam, com risco de septicemia. São raros os casos de óbito.
Quais são esses fatores facilitadores da erisipela?
Diabetes quando não está controlado é o principal fator, seguido da insuficiência venosa, tromboflebite, obesidade, idade e outros fatores. É preciso cuidar bem das eventuais comorbidades.
Em geral, é importante que se faça caminhada e que as pernas fiquem desinchadas. Essa é até uma das orientações do tratamento: caminhada.
Feito o diagnóstico, como se encaminha o tratamento da erisipela?
A erisipela é simples em estágio inicial e pode ser tratada em casa com a prescrição de antibióticos por via oral preferencialmente com penicilina, repouso de uma semana, manter a perna elevada, e caminhadas curtas quando se sentir confortável.
Problemas emocionais podem agravar o quadro?
Os pacientes chegam ao consultório apreensivos porque quase todo mundo teme a erisipela por uma lembrança dos tempos antigos, mas a doença não tem qualquer relação com fatores psicológicos.