Siamesa separada no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), e irmã de Heloá, Valentina teve piora e seu quadro evoluiu para gravíssimo, segundo o boletim médico divulgado na noite deste domingo, 15. Segundo a unidade hospitalar, a menina passou por uma broncoscopia de urgência após ter piora na ventilação mecânica e, a partir do procedimento, obteve melhora na capacidade respiratória.

Apesar do estado gravíssimo, o boletim médico explicou que ela ficou estável após o procedimento. Neste domingo, a siamesa também teve febre e precisou aumentar a quantidade de medicamentos para melhora do controle da pressão arterial. Já Heloá segue em estado grave e estável, além de estar em desmame da sedação para despertar.

As irmãs estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ainda respiram por meio de aparelhos. As gêmeas eram unidas por parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias e passaram por cirurgia de separação de corpos na quarta-feira, 11.