Na semana passada, a Prefeitura de Senador Canedo, em parceria com a clínica Boehringer Ingelheim Brasil, promoveu um mutirão de espirometria – exame não invasivo que mede a quantidade de ar nos pulmões ao inspirar e expirar, bem como a velocidade desse processo, sendo muito solicitado no diagnóstico de alergias e doenças respiratórias.

Mais de 140 exames foram realizados no Centro de Especialidades, com o objetivo de agilizar a fila da regulação municipal e prestar atendimento à população que aguardava ser chamada.

Essa ação é um dos projetos para 2023 que tem intenção de zerar as filas de espera. Segundo a secretária de Saúde, Verônica Savatin, outros projetos estão chegando para Senador Canedo. “Estamos trabalhando intensamente para garantir a saúde da população. O prefeito Fernando Pellozo (PSD) e eu estamos indo atrás de ações que ajudem a prestar atendimento de forma mais rápida, buscando convênios, idealizando mutirões de diversas especialidades, tudo para que a gente desafogue a regulação”, disse a secretária.

Robson Araújo, morador do bairro Boa Vista, relata que a iniciativa é fundamental para os moradores. “Isso aqui é muito importante, mostra o cuidado dos governantes e a preocupação em oferecer atendimento rápido. Esses mutirões são bons porque agilizam nosso atendimento, que muitas vezes é demorado em outros municípios, dá pra ver a saúde caminhando aqui em Senador Canedo”, afirmou o morador.

O mutirão de exames liquidou a fila de espera da regulação e, para continuar atendendo a cidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fechou a parceria com a clínica para que o exame seja realizado uma vez por mês no município, proporcionando agilidade na realização do procedimento.

| Foto: Vitória Carvalho