A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) informou ontem, 7, o segundo óbito decorrente de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) neste ano causada pela Influenza B. A vítima residia em Goiânia e tinha idade entre 10 e 19 anos. O primeiro óbito registrado em fevereiro deste ano foi de uma criança com idade entre 0 e dois anos.

De acordo com a SES-GO, até o momento, foram registrados 71 casos confirmados de SRAG em todo o estado. Diante do aumento de casos de SRAG, a pasta optou por antecipar a campanha de vacinação contra a Influenza em todo o estado. Portanto, os grupos prioritários já podem se vacinar até o dia 31 de maio.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim, destaca a importância de todas as pessoas que compõem os grupos prioritários tomarem a dose que previne contra a influenza. O vírus da doença, conforme diz, é bastante incidente nesta época do ano. A influenza é uma enfermidade que pode se agravar para a Srag, levar o paciente à internação e, não raro, causar sua morte.

Grupos prioritários

A Campanha de Vacinação contra a Influenza é realizada em todo o País. A ação objetiva imunizar, contra essa doença, pelo menos 90% das pessoas que integram os grupos prioritários. Em Goiás, a população-alvo é de 2.581.286 pessoas. Não haverá escalonamento por grupos prioritários.

Todas as pessoas dos grupos elegíveis podem se dirigir a um dos 965 postos instalados no Estado em qualquer período da vacinação – o Dia D, quando há o chamamento e a mobilização estadual, está previsto para acontecer em 6 de maio.

Integram os grupos elegíveis as pessoas: com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, crianças de 6 meses a 6 anos, professores, pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, servidores do sistema carcerário, população privada de liberdade e adolescentes que cumprem medida socioeducativa.