O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) vem a Goiânia na próxima sexta-feira, 18, para cumprir agenda particular e política. Além disso, Bolsonaro irá fazer uma consulta com o médico Rogério Cardoso, especializado em nutrologia, emagrecimento e hipertrofia. Nas redes sociais do médico, que possui mais de 48 mil seguidores, há a promessa da longevidade e do corpo “perfeito”.

“Viva jovem o mais velho possível”, traz o anúncio para a consulta. Na busca pelo emagrecimento, como é o caso de Bolsonaro, há a possibilidade de tratamento tanto com nutricionistas quanto com nutrólogos. O primeiro é indicado para emagrecimento e reeducação alimentar. No entanto, quando a obesidade é relacionada a algum problema de saúde, especialistas orientam a busca por um profissional especializado em nutrologia.

O nutrólogo é quem deve prescrever medicamentos, quando necessário, para tratar algum distúrbio ou doença. “Já o nutricionista é o único profissional habilitado por lei para prescrever dieta”, explicou a nutricionista Maíra Azevedoao Opção. A nutróloga Nathany Ribeiro também comentou um pouco das diferenças na abordagem de cada profissional.“É necessário distinguir a diferença entre o emagrecimento desejado, se é o de cunho social ou um tratamento para obesidade”.

Nutrólogo

Nathany Ribeiro atua na área de nutrologia médica e atende em Goiânia. Segundo ela, a principal diferença entre os dois profissionais está na formação e na abordagem. O nutricionista possui graduação em nutrição, enquanto o nutrólogo é formado em medicina e possui especialização ou residência em nutrologia.

Como atuação, trata e ajuda a prevenir doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes. O nutrólogo também é quem pode prescrever medicamentos, quando necessário, para tratar algum distúrbio ou doença.

“O nosso foco principal é avaliar o impacto nutricional dos atos alimentares em doenças e realizar intervenções médicas relacionadas à nutrição. O nutricionista tem um limite de prescrição, por exemplo, o médico pode prescrever uma concentração maior de vitamina D, porque não possui essas restrições na prescrição de vitaminas e minerais”, explicou.

De acordo com ela, para eliminar alguns quilos extras ou realizar uma reeducação alimentar, o mais indicado é um nutricionista. Agora, quando o emagrecimento é uma necessidade do paciente para redução da obesidade ou quando está relacionado a alguma doença, é indicado um nutrólogo. É ele quem vai considerar os fatores metabólicos ou de saúde do paciente, fazendo intervenções complementares à estratégia calculada pelo nutricionista.

“Quando estamos lidando com pessoas e temos a possibilidade de colaboração entre duas especialidades, é sempre o melhor para o paciente. Não são excludentes, mas sim complementares. Pensando em reeducação realimentar o nutricionista é o mais indicado, mas quando há condições de saúde específicas, o apoio de um nutrólogo é fundamental”, completou Nathany.

Nutricionista

Maíra Azevedo é nutricionista, pós Graduada em Nutrição Clínica e Esportiva, e também atende na capital. Ela explica que o nutricionista é o único profissional habilitado por lei para prescrever dieta, sendo o responsável também pela reeducação alimentar. “Se uma pessoa tem diabetes, por exemplo, o nutrólogo cuidará da parte medicamentosa e o nutricionista da dieta”, explicou.

Para que o emagrecimento seja duradouro, é necessário trabalhar a reeducação alimentar (mudança de comportamento) e quem faz isso é o nutricionista. É o profissional da nutrição quem cuidará da dieta da pessoa, levando em consideração os hábitos e dificuldades dela. “Nenhuma especialidade médica, seja ela nutrólogo ou endocrinologista podem prescrever dieta”, disse Maíra ao Opção.

Segundo a profissional, caso o paciente esteja com alguma doença associada a obesidade, é necessário o tratamento em conjunto. Se o paciente não tiver nenhuma doença associada e os exames bioquímicos estiverem adequados, o tratamento poderá ser feito apenas com o nutricionista.

Nas redes sociais (@mairaazevedonutri), ela da dicas de emagrecimento, alimentação saudável, ganho de massa muscular e dietas nutritivas. Para quem muitas vezes não consegue se consultar com um nutricionista, o conteúdo e atendimento on-line são uma porta de entrada.

Goianos se alimentam mal?

A culinária goiana é marcada pela presença de alimentos típicos do cerrado, como o pequi, a guariroba e o caju, além de preparações como pamonha, galinhada e empadão. Além da culinária típica, os goianos também são conhecidos pelo gosto excessivo em pit dogs, bares e restaurantes. Mas, afinal, será que a população goiana no geral se alimenta mal? Na opinião das especialistas sim.

“Infelizmente, a população goiana se alimenta muito mal. A alimentação da maioria das pessoas está com excesso de açúcar e gorduras ruins”, opinou Maíra. De acordo com a nutricionista, a má alimentação é perceptível no preparo dos alimentos, especialmente em restaurantes. Ela destaca o excesso de óleo colocado para preparar os alimentos.

A nutróloga Nathany Ribeiro concorda. “A alimentação goiana tem muitas variedades, mas peca muito no preparo. Sabemos que a população gosta de uma refeição carregada no tempero e no óleo. Durante o preparo dos alimentos, é usada muita gordura, mas acho que podemos impactar melhor na alimentação dos goianos, trazendo talvez uma educação popular continuada.

Agenda de Bolsonaro em Goiânia

O ex-presidente deverá chegar ao estado por volta das 11h, para reunião, a ser confirmada, com lideranças do agronegócio na fazenda do senador Wilder Morais (PL). No início da tarde, Bolsonaro retornará a uma clínica odontológica para nova sessão de tratamento estético, com implantes de lentes de contato. Na sequência, terá a primeira consulta com o nutrólogo Rogério Cardoso, para iniciar tratamento para emagrecimento.

Em seguida, Bolsonaro irá à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), às 19h30, para a sessão solene em que receberá o título de cidadão goiano. A proposta foi feita pelo deputado estadual Fred Rodrigues (DC), que pediu o cumprimento da Lei nº 20.498/2019, que concedeu o Título de Cidadania Goiana a Bolsonaro.