Projeto oferece cirurgias reparadoras para mulheres vítimas de violência em Goiás
08 abril 2023 às 10h53
COMPARTILHAR
Mulheres que foram vítimas de violência doméstica passaram por cirurgias reparadoras no Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) em Goiânia. Segundo o HGG foram realizadas, até o momento, cirurgias em cinco delas.
A ação faz parte do projeto Recomeçar, parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-GO), governo estadual e a Fundação de Ações Humanitárias da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (Fundação IDEAH). As vítimas passaram por um processo que envolveu consultas médicas para diagnóstico, exames pré-operatórios e regulação assistencial.
Esse projeto foi destaque em reportagem especial exibida no Fantástico, da TV Globo, em 2 de abril, a iniciativa é possível graças à dedicação de médicos cirurgiões plásticos, residentes, anestesistas, enfermeiros e técnicos, entre outros profissionais. “O HGG é um hospital extremamente preparado para receber ações desse porte, com todas as condições necessárias”, afirma o secretário da Saúde, Sérgio Vencio.
Após a realização dos procedimentos, as pacientes continuam sendo acompanhadas para avaliação dos resultados e da recuperação. Além do HGG, participam da ação as equipes de cirurgias plásticas do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.