Prefeito do Rio de Janeiro quer distribuir Ozempic na rede pública
02 outubro 2024 às 12h11
COMPARTILHAR
O prefeito do Rio de Janeiro e candidato a reeleição, Eduardo Paes (PSD), quer distribuição de genéricos do remédio Ozempic na rede pública. O líder do Executivo relatou para o jornal Extra que perdeu 30 quilos com o uso medicamento. Por isso, ele deseja que população também possa ter acesso ao remédio para poder peso.
“O Rio de Janeiro será uma cidade que não vai ter mais gordinho, todo mundo vai tomar Ozempic nas clínicas da família”, prometeu o prefeito, em entrevista. “Ele (medicamento) vai ter a patente aberta futuramente assim vai poder ter o genérico e eu vou colocá-lo em toda a rede pública”, acrescenta.
A expectativa é de que a patente do Ozempic seja aberta em 2026 e outras empresas vão poder produzir genéricos do medicamente. Inclusive, no Brasil, há um acordo para a empresa de biotecnologia Biomm distribuir o remédio no Brasil em julho de 2026.
Lembrando que o Ozempic foi desenvolvido para tratar diabetes tipo 2 originalmente, mas é utilizado para o emagrecimento. No entanto, esse uso requer acompanhamento médico para não causar problemas de saúde.
Alerta da Anvisa
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu um alerta no mês passado sobre o risco aumentado de pneumonia e aspiração em pacientes que utilizam medicamentos para tratar diabetes e obesidade, como Ozempic e Mounjaro, quando submetidos à anestesia ou sedação profunda. O aviso inclui nove medicamentos da classe dos agonistas GLP-1 e recomenda que médicos questionem previamente os pacientes sobre o uso desses fármacos antes de qualquer procedimento que envolva sedação.
A agência destacou que solicitou aos fabricantes a inclusão dessa advertência nas bulas dos medicamentos e orienta os médicos a verificarem se o paciente está com o estômago vazio antes de iniciar a sedação. Vale ressaltar que esses medicamentos possuem aprovação de uso para o tratamento de diabetes tipo 2.
Leia também:
Em Goiás, mais de 120 mil pessoas ainda não completaram esquema de vacinação contra dengue
Anvisa emite alerta para possíveis efeitos colaterais do uso de Ozempic e Mounjaro