Polícia Científica de Goiás terá primeiro Instituto Médico Veterinário do Brasil
02 maio 2023 às 10h09
COMPARTILHAR
A Polícia Técnico-Científica de Goiás está prestes a inaugurar o primeiro Instituto Médico Legal Veterinário do país. Segundo o superintendente Ricardo Matos, a unidade será dedicada às perícias médico-legais veterinárias relacionadas a maus tratos, principalmente em animais domésticos. O diretor também confirmou que a unidade será inaugurada em breve.
“As instalações já estão em fase final de construção, acreditamos que em 2 ou 3 semanas possamos apresentar a unidade que atuará contra a repressão de crimes contra animais”, disse Matos, em entrevista para o Jornal Opção. Ele também confirmou que o novo instituto ficará entre os prédios do Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues.
O superintendente também destacou que a organização não ficará apenas responsável por animais domésticos de pequenos, mas também os de grande porte, como cavalos. Fora outras investigações que envolvam conhecimento médico-veterinário, como ataques à humanos. Entretanto, no caso dos silvestres, a responsabilidade continuará com o Laboratório de Perícias Ambientais.
Novos equipamentos
Além da inauguração do Instituto Médico Legal Veterinário, a Polícia Técnico-Científica também terá um novo equipamento de tomografia computadorizada. O aparato será utilizado no IML de Goiânia, a maior unidade estado.
“Essa ferramenta, disponível apenas em outros três estados, permitirá a detecção e registro de lesões com muito mais precisão e eficiência do que é possível atualmente”, destacou o superintendente. “Com essa iniciativa, Goiás se tornará o quarto estado brasileiro a operar essa tecnologia, ampliando a capacidade de atendimento à população”, completou.