Pesquisa do Crer sobre neuropatia auditiva é destaque em publicação internacional
10 março 2024 às 12h53
COMPARTILHAR
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) conquistou destaque no campo da pesquisa científica ao publicar um trabalho na renomada revista suíça Audiology and Neurotology. O estudo, conduzido pela otorrinolaringologista Marina Nahas Dafico Bernardes, aborda a neuropatia auditiva pediátrica e sua relação com o implante coclear.
A pesquisa, parte do projeto de conclusão da residência da médica no Crer, reuniu resultados de oito artigos e mais de 2,5 mil conteúdos avaliados. O objetivo foi investigar os benefícios do implante coclear para crianças com neuropatia auditiva, contribuindo significativamente para o avanço científico nessa área. A neuropatia auditiva é uma entidade nosológica de etiologia desconhecida, que está associada a flutuações nas taxas de discriminação da fala.
“Analisávamos os pacientes com neuropatia no nervo auditivo e não tínhamos certeza dos benefícios do tratamento com o implante coclear, o que nos levou a pesquisar todos os artigos disponíveis no mundo sobre o tema. Foram trabalhos em inglês, francês, alemão e outros. Após esse levantamento histórico, conseguimos comprovar que o paciente consegue sim, se beneficiar com o implante”, relatou Marina.
O coordenador da residência médica do Crer e um dos orientadores da profissional, Claudiney Cândido Costa, afirmou que o trabalho possui relevância ímpar. “A pesquisa realizada pela Marina é o trabalho de maior importância na literatura mundial sobre o tema. Por exemplo, se pesquisadores de Harvard ou de qualquer outra instituição de ensino e pesquisa do mundo quiserem mais informações sobre os benefícios do implante coclear para crianças com neuropatia auditiva, a pesquisa dela é o material mais completo disponibilizado na literatura em saúde”.
A neuropatia auditiva em crianças é uma patologia descoberta recentemente, causada pela alteração na condução do som pelo nervo auditivo, de difícil diagnóstico e ainda passa por estudos para um tratamento mais efetivo. Após os resultados descobertos com a pesquisa goiana, o Crer já prepara novos protocolos de atendimento para continuar atendendo os pacientes da unidade. O diagnóstico é baseado na presença de emissões otoacústicas e na ausência ou alteração do potencial evocado auditivo de tronco encefálico.
Resultados alcançados
De acordo com estudos anteriores [Vlastarakos et al., 2008], ainda não havia uma estratégia de reabilitação ideal para crianças com neuropatia auditiva pediátrica (DENA), o que destacava a necessidade de investigação adicional nessa área. Além disso, uma revisão recente conduzida por Myers e Nicholson (2021) avaliou um número limitado de artigos, o que levantou questões sobre a confiabilidade de seus resultados.
No entanto, o estudo atual preenche essa lacuna ao demonstrar resultados consistentes nas habilidades auditivas de crianças com e sem neuropatia ao utilizar implantes cocleares (IC). Os resultados indicaram benefícios significativos do IC na aquisição de habilidades auditivas e no desenvolvimento da linguagem em crianças com DENA, em comparação com pacientes com perda auditiva neurossensorial de outras causas, conforme estabelecido na literatura.
Portanto, os achados deste estudo contribuem para o avanço do conhecimento sobre a reabilitação de crianças com DENA, oferecendo insights valiosos sobre os benefícios do IC nesse contexto específico. Essas descobertas têm implicações importantes para a prática clínica e podem orientar o desenvolvimento de estratégias de intervenção mais eficazes para essa população.
Sobre o Crer
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) é uma unidade da Secretaria da Saúde de Goiás, gerida pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde – Agir desde sua fundação, em 2002. O espaço possui 50 consultórios multiprofissionais, 156 leitos de internação, cinco ginásios de reabilitação, quatro piscinas de hidroterapia e oficina ortopédica, entre outros. O Crer é o único hospital em Goiás que oferece a cirurgia de implante coclear pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com 305 procedimentos realizados.