Pedidos de medicamentos de alto custo do Juarez Barbosa serão feitos digitalmente

05 dezembro 2022 às 19h26

COMPARTILHAR
Processo de solicitação de medicamentos de alto custo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passa a ser totalmente digital em Goiás. Pacientes que precisam dos itens disponíveis na Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac) poderão fazer os pedidos diretamente pelo Portal Expresso, o portal de serviços digitais da administração do Governo de Goiás, a partir desta segunda-feira, 5.
Esta novidade estava em fase de testes para usuários de municípios do interior. Com o sucesso do procedimento, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) está disponibilizando o programa para a população em geral. O diretor-geral da Cemac, Roney Pereira Pinto, assinala que a digitalização promove o bem-estar do paciente, que pode fazer o pedido da própria casa.
“Antes, a pessoa entregava os documentos na central, esperava a resposta, depois tinha de levar a documentação novamente, caso faltasse algum documento. Após isso, tinha de ir buscar o medicamento. O novo sistema diminui o vai e vem do usuário”, resume. A autorização para retirada leva cinco dias. Para efetuar o pedido, o usuário precisa acessar o Expresso no endereço www.go.gov.br e procurar pelo serviço “Solicitar Medicamentos de Alto Custo – CEMAC JB”. A identificação deve ser feita por meio do login e senha utilizados na plataforma gov.br.
Medicamentos
Ao todo, o Juarez Barbosa disponibiliza 147 medicamentos utilizados no tratamento de 102 doenças. Os remédios são para tratamento de síndromes graves e problemas de saúde crônicos. Um levantamento da SES mostra que a unidade presta atendimento a mais de 1,3 mil pessoas por dia e possui 60 mil pacientes ativos cadastrados.
Todos os dias, são registrados entre 80 e 150 novos cadastros de usuários, que agora não precisam de atendimento presencial.
A Farmácia Digital, que é hospedada no Portal Expresso, é uma iniciativa pioneira do governo de Goiás, por meio da equipe de tecnologia da SES, e motivou convite do governo federal para apresentação da plataforma a outros estados. No momento, Goiás busca a certificação do sistema, que permite fazer consulta, renovação e acompanhamento de processos.