OMS declara varíola dos macaco como emergência internacional de saúde
24 julho 2022 às 00h21
COMPARTILHAR
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a varíola dos macacos é uma emergência de saúde pública de interesse internacional, o mais alto nível de alerta. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da agência, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma coletiva de imprensa realizada neste sábado, 23.
“Temos um surto que se espalhou rapidamente pelo mundo, por meio de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, afirmou a autoridade.
Tedros também explicou que a decisão não foi consensual entre os membros do Comitê de Emergência da OMS, porém o diretor-geral optou pela decisão.
Conhecida também como “monkeypox”, a doença atingiu quase 16 mil casos ao redor do mundo. Sendo que o Brasil registrou 607 pessoas que foram infectadas pela doença, incluindo 12 eventos em Goiás.
* Escrito com informações da Agência Brasil.