Pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Domingos Viggiano, a UPA do Jardim América, enviaram denúncias ao Jornal Opção acusando ausência completa de funcionários na unidade, no início da manhã desta sexta-feira, 8. “Tem mais ou menos uma meia hora que eu estou aqui e não tem ninguém para atender”, compartilha uma das usuárias da UPA, que optou pelo anonimato.

No vídeo gravado por uma das pacientes, é possível ver recepção, entrada, corredores, salas de triagem e de atendimento com luzes apagadas e sem nenhum profissional responsável presente. Relatos dos pacientes mostram que, na troca de turnos, houve atraso de mais de uma hora, no mínimo, na chegada de novos profissionais. Nas imagens compartilhadas, é possível ver pacientes no lado de dentro e no lado de fora da unidade esperando por atendimento. 

“Tem criança ali fora dormindo, aguardando para mostrar exame para médico, desde a madrugada, e ninguém atende ninguém”, lamenta um dos denunciantes. A imprensa foi acionada e equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) também foram ao local. 

Uma das denunciantes, que estava esperando desde o fim da madrugada, diz que “só foi começar a chegar gente aqui às 07h40 da manhã”. Mesmo após a chegada dos primeiros profissionais, houve ainda mais espera para o atendimento médico. “A UPA está sem gestão”, denunciam. 

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diz que o turno noturno é composto por  quatro médicos generalistas, um médico pediatra, três enfermeiros, seis técnicos de enfermagem e quatro recepcionistas, e que o último atendimento realizado pelo turno da noite foi às 06h54. A pasta não comentou sobre o atraso na troca de turnos. 

Veja abaixo a nota completa da SMS: 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que no plantão noturno desta quinta-feira (7/11), a UPA Dr. Domingos Viggiano (UPA Jardim América) estava com o seu quadro de profissionais composto por quatro médicos generalistas, um médico pediatra, três enfermeiros, seis técnicos de enfermagem e quatro recepcionistas. A secretaria esclarece ainda que, ao verificar o sistema de prontuário eletrônico da unidade, foi constatado que o último atendimento médico realizado pela equipe noturna ocorreu às 6h54.  

Quanto ao fornecimento de insulina, a secretaria esclarece que a insulina Glargina, que é uma insulina de longa duração, que possui o nome comercial Basaglar ou Lantus, está com o seu fornecimento normal. Em relação à insulina rápida Glulisina, a secretaria esclarece que há unidades em estoque, mas em quantidade reduzida. A reposição desta insulina nas unidades está prevista para a próxima segunda-feira (11/11). 

A secretaria esclarece ainda que, não há falta de insulinas NPH e Regular, as opções tradicionais disponíveis para pacientes diabéticos nas unidades de saúde da rede municipal.

Secretaria Municipal de Saúde (SMS)