A narcolepsia e a cataplexia são distúrbios neurológicos que impactam significativamente a vida de quem os padece, provocando episódios de sono incontrolável e uma repentina perda de tônus muscular em resposta a emoções intensas. Chelsea Coombes, uma jovem de 27 anos, ganhou destaque no TikTok ao relatar sua experiência com essa condição rara, que a faz “desmaiar” sempre que ri, chora ou até mesmo quando está com ressaca.

Aos 17 anos, a jovem britânica começou a notar algo preocupante em seu rosto: ao rir, um dos lados parecia “cair”. “Estava na casa da minha tia e me lembro de ter dado uma risada e sentir que um lado do meu rosto estava caindo”, relembra. “Fiquei assustada e pensei: ‘O que está acontecendo? Será que tive um derrame?’ Quando ri novamente, o mesmo ocorreu outra vez”, conta.

Com o tempo, os episódios se tornaram mais frequentes e intensos, fazendo com que ela adormecesse facilmente em várias situações. Após procurar ajuda médica, recebeu a informação de que poderia ter narcolepsia com cataplexia, embora ainda não tivesse um diagnóstico oficial.

A princípio, Chelsea acreditou que seus sintomas poderiam ser atribuídos a um distúrbio epilético. No entanto, após a realização de exames e consultas com um neurologista, surgiu a possibilidade de narcolepsia com cataplexia. Sem resultados conclusivos, Chelsea decidiu interromper o acompanhamento médico.

“É uma sensação semelhante a uma leve tontura”, explica em entrevista ao The Sun. “Meus olhos piscam, minha perna treme, e minha cabeça começa a girar, mas ainda estou consciente, como se meu cérebro estivesse embriagado. Às vezes, sinto um solavanco na cabeça e meus olhos desviam”, conta.

Ao longo do tempo, os sintomas da jovem se intensificaram e agora podem ser desencadeados por várias emoções, com o riso ainda sendo o principal gatilho. Atualmente, ela chega a ter até cem episódios diários de perda de tônus muscular, condição em que sente dificuldade para se movimentar ou realizar certos movimentos.

Cataplexia

Cataplexia é uma súbita perda de tônus muscular desencadeada por uma forte excitação emocional, como risadas, surpresa ou medo. Esse é um dos sintomas da narcolepsia, uma condição em que o corpo tem dificuldades em regular adequadamente os ciclos de sono.

A causa da cataplexia ainda é tema de debate entre médicos, mas a teoria mais aceita sugere uma deficiência do hormônio orexina. Esse hormônio é fundamental para nos manter acordados durante o dia e nos ajudar a responder a situações estimulantes.

Leia também:

Secretário de Saúde de Goiânia presta contas e enfrenta cobranças sobre uso de recursos da saúde

Jovem está na justiça por tratamento para tumor que causou mudança na cor da pele

2ª emenda em 8 anos: Wilder Morais deve destinar apenas R$ 3,5 milhões para saúde de Anápolis