Maternidade Dona Iris retoma cirurgias eletivas e registra 89 procedimentos em setembro

25 setembro 2025 às 09h28

COMPARTILHAR
O Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) retomou, em setembro, a realização de cirurgias eletivas pediátricas, ginecológicas e obstétricas. A medida faz parte do processo de recuperação dos serviços e procedimentos da unidade de saúde. Ao todo, o espaço realizou 89 cirurgias, sendo dez eletivas. Desde o início do ano, a maternidade também realizou cerca de 1,7 mil atendimentos de urgência e emergência, além de 660 consultas e exames ambulatoriais e mais de 300 partos.
“Estamos restabelecendo os serviços dia após dia”, contou Frank Cardoso, médico e assessor técnico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Agora temos o retorno das cirurgias ginecológicas, obstétricas e infantis, com expectativa de mais de 100 procedimentos por mês. Isso garante assistência, qualidade e atendimento para gestantes e crianças”, acrescentou.
Segundo a diretora-geral da unidade, Anna Carolina Sampaio Garcia, também foram retomados procedimentos neonatais, eletivos e exames de imagem. “Em setembro, já contabilizamos 89 cirurgias, sendo 79 de urgência e dez eletivas. Os pacientes já começaram a ser encaminhados pelo Complexo Regulador Municipal. Nosso próximo passo é liberar leitos e retomar 100% dos procedimentos em todas as especialidades”, informou.
Por exemplo, a esteticista Claudinete de Sousa Silva teve dois partos na unidade de saúde, incluindo uma cesariana. Ela pontuou que apreciou a equipe composta apenas por mulheres. “No último parto, que foi cesariana, a equipe era composta só por mulheres e eu amei. Todo tempo perguntavam como eu estava e me informavam sobre cada etapa. Aqui eu não me senti desamparada”, relatou. Ao mesmo tempo, outros moradores também elogiaram a assistência recebida no local. Além de ressaltar os cuidadas da equipe.
A Maternidade Dono Iris também voltou a realizar cirurgias eletivas ginecológicas e de mama, incluindo histerectomias, miomectomias, laqueaduras, correção de prolapso genital e tratamento cirúrgico de complicações obstétricas. Ao mesmo tempo, segundo Cardoso, a pasta também está revisando a fila de espera pacientes para dar agilidade nos atendimentos.
Leia também:
Saúde se antecipa e OS assume Maternidade Dona Iris neste sábado, 23
Maternidade Dona Íris retoma realização de cirurgias neonatais