Lista da ANS coloca Unimed Goiânia entre os planos com mais reclamações no país

06 setembro 2023 às 13h17

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A Unimed Goiânia figurou como a 14º operadora de saúde com mais reclamações no país, conforme levantamento da Agência Nacional de Saúde (ANS). A lista publicada recentemente, conta com 20 empresas, sendo que a Unimed (como um todo) ocupa oito posições. Duas estão no top 10, sendo a Unimed Rio a primeira colocada.
Enquanto a taxa média de reclamações das 42 Unimeds do ranking está em 39,2%, entre janeiro e julho, em Goiânia, esse índice alcançou 76,7%.
Ainda de acordo com o levantamento, as reclamações de consumidores contra as operadoras de saúde no Brasil atingiram o seu maior patamar desde que a ANS criou o Índice Geral de Reclamação (IGR), em 2018.
Clientes
A alta taxa de reclamação envolvendo a Unimed pode estar relacionada à demanda de pacientes. As suas 340 cooperativas se espalham por 84% do território nacional, abarcando 19 milhões de um total de 50,7 milhões de pessoas com plano médico no Brasil.
A maior delas é a Unimed Nacional, em sexto lugar, com 2 milhões de segurados. A líder geral é a Hapvida, com 4,2 milhões de clientes.
O Jornal Opção entrou em contato com a Unimed Goiânia, que enviou a seguinte nota:
“A Unimed Goiânia informa que segue rigorosamente as regras e prazos definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS para o atendimento a todos os beneficiários dos seus planos de saúde. Todas as manifestações dos clientes são analisadas e tratadas, como parte do compromisso permanente com a melhoria dos serviços prestados.
Apesar da ampliação de procedimentos no ROL da ANS, exigência de novas terapias e aumento dos custos assistenciais pós pandemia, a Unimed Goiânia segue investindo na qualidade dos seus serviços e na saúde dos seus beneficiários, como na inauguração do Espaço Bem-te-vi, dedicado ao TEA, ação pioneira no país.
A Unimed Goiânia conta com assistente virtual em seu portal na Internet, além do Aplicativo do Cliente para informação do beneficiário e oferece ouvidoria ativa. Em casos específicos, o beneficiário poderá usar o Serviço de Atendimento ao cliente – SAC realizado presencialmente na unidade do Setor Bueno.”