O primeiro mês do ano foi escolhido para debater os cuidados para a saúde mental. Segundo o psicólogo e palestrante mineiro, Leonardo Abrahão, a opção por janeiro tem a ver com o momento de planejamento de vida e recomeço que proporcionam inspirações para o futuro. Assim, desde 2014, acontece a Campanha Janeiro Branco, com iniciativas sociais voltadas para promover a saúde do cérebro e bem estar.   

Campanha conta com apoio de várias celebridades, entre as quais: Suzana Vieira, Priscila Fantin, Cláudia Leite, Emiliano D’Ávila, Izabella Camargo, Daiana Garbin, Rainer Cadete, Luciana Vendramini, Marcelo Marrom, Dodô (Grupo Pixote) e Negra Li.

Neste ano, com o tema ‘A vida pede equilíbrio’, o movimento completa a 10 edições com o objetivo de construir uma cultura da saúde mental na sociedade. Para tanto, está sendo trabalhado a psicoeducação dos indivíduos e criando políticas públicas dedicadas às necessidades psicossociais da saúde mental.

Leonardo Abrahão lamenta que desde os tempos históricos as pessoas, assim como todas as instituições sociais, “vêm lidando, quase que às cegas, com as complexas e inescapáveis questões psicológicas que caracterizam os seres humanos, lidando com a psicodinâmica humana sem o devido suporte da educação sentimental, da orientação emocional e do estímulo ao autoconhecimento, à autonomia mental e ao compromisso psicossocial, circunstâncias que o Movimento Janeiro Branco dedica-se a combater e a solucionar.

Casos no mundo

Para se ter ideia, quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo vivem com algum transtorno mental, sendo que desse total 14% são adolescentes. Os dados constam de levantamentos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e publicados em 2022. Segundo o estudo, com a pandemia da Covid-19 a situação piorou. Nesse sentido, há ainda preconceitos e o desconhecimento do conceito de saúde mental.