Homens casados têm níveis mais baixos de testosterona

30 agosto 2023 às 11h07

COMPARTILHAR
Homens casados apresentam níveis mais baixos de testosterona do que aqueles que permanecem solteiros, apontou um estudo da revista científica Annals of Internal Medicine, publicado nesta terça-feira, 29. Segundo a pesquisa, a diminuição hormonal pode estar relacionada ao “estresse relacionado à vida familiar, incluindo crianças”.
Os resultados da pesquisa não encontraram uma diferença significativa nas concentrações médias de testosterona em homens com idades entre 17 e 70 anos. Após os 70 anos, no entanto, o nível de testosterona tendeu a diminuir, em média.
Além da idade, os pesquisadores decidiram então analisar fatores de estilo de vida que poderiam afetar o nível hormonal dos homens. Os resultados mostraram que aqueles que são casados ou estão em um relacionamento estável apresentaram um nível médio de testosterona mais baixo que o comum.
O médico que liderou a análise, Bu Yeap, explicou que o objetivo da pesquisa era esclarecer os fatores associados às variações nas concentrações dos hormônios sexuais. “Uma possível explicação poderia ser que os homens casados e com famílias podem estar mais estressados e, portanto, ter níveis mais baixos de testosterona, mas o nosso estudo não foi concebido para analisar mais profundamente este resultado”.
Além disso, os estudos não esclareceram até que ponto essa modesta queda na testosterona observada em homens casados, que ainda têm uma quantidade normal do hormônio, pode afetá-los. Os pesquisadores também descobriram que os homens que não praticavam mais do que 75 minutos de atividade física vigorosa por semana tinham, em média, níveis mais baixos de testosterona do que os homens mais ativos. Os níveis de testosterona também foram mais baixos em homens com peso mais elevado, com base no índice de massa corporal (IMC).
Método da pesquisa
Os pesquisadores, da Universidade da Austrália Ocidental, analisaram 11 estudos envolvendo mais de 25 mil homens, sendo as pesquisas bibliográficas realizadas até julho de 2019. Em cada um deles, os níveis de testosterona foram medidos repetidamente ao longo do tempo usando uma técnica chamada espectrometria de massa.
Isto é, foram extraídos fatores sociodemográficos, de estilo de vida e de saúde e concentrações de testosterona total, globulina ligadora de hormônios sexuais (SHBG), hormônio luteinizante (LH), diidrotestosterona e estradiol.
Conclusão da pesquisa
Vários fatores estão associados à variação nas concentrações masculinas de testosterona, SHBG e LH. A redução da testosterona e o aumento das concentrações de LH podem indicar comprometimento da função testicular após os 70 anos de idade. A interpretação das medições individuais de testosterona deve considerar particularmente idade superior a 70 anos, obesidade, diabetes e câncer.
Hormônio pode explicar infidelidade masculina?
De acordo com o antropólogo Peter Gray, após analisar e medir as taxas de testosterona de 58 homens, verificou-se que os níveis caíram após um pico natural de manhã. No entanto, a queda foi mais importante entre os casados do que entre os solteiros. “E os pais pareceram apresentar uma diferença ainda mais dramática em relação aos solteiros”, disse Gray à revista “New Scientist”.
Seria por esse motivo que os pais dedicados, que estão menos propensos a trair, provavelmente têm níveis mais baixos de testosterona. Gray acredita que essa pode ser uma recíproca verdadeira. Níveis mais baixos incentivam os homens a passar tempo com a família e viver com uma família pode reduzir os níveis hormonais.
No próximo projeto, o cientista pretende estudar os níveis do hormônio em homens separados, mas que dividem a guarda dos filhos, para diferenciar o impacto do casamento daquele da paternidade.