HMAP é o 2º melhor hospital público do país e um dos melhores da América Latina, aponta ranking
16 novembro 2024 às 10h19
COMPARTILHAR
O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP), administrado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, é o segundo melhor hospital público do país, o único do Centro-Oeste brasileiro e está entre os melhores hospitais da América do Sul de acordo com o ranking da Intellat.
O levantamento da IntelLat, realizado anualmente há mais de 16 anos, avaliou mais de mil dados qualitativos e quantitativos de 61 hospitais latino-americanos, utilizando critérios como segurança, eficiência, tecnologia, telemedicina, sustentabilidade, gestão de pessoas, produção de conhecimento, experiência do paciente e prestígio.
O HMAP faz parte do seleto grupo de oito hospitais brasileiros que aparecem no ranking internacional com 61 unidades. O Hospital Israelita Albert Einstein (Morumbi) aparece em primeiro lugar, o Hospital Sírio-Libanês em segundo lugar, Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, em quarto lugar, o Hospital Nove de Julho (SP) em 11º, Hospital Municipal Vila Santa Catarina (São Paulo) em 16º, Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) em 36º, o Hospital Edmundo Vasconcelos (São Paulo) em 43º e Hospital Israelita Albert Einstein (Goiânia) 53º.
Além do ranking principal, o HMAP figura também em uma pesquisa de prestígio realizada com 8.660 membros da comunidade hospitalar e de saúde na América Latina. Entre as unidades brasileiras, o HMAP ocupa a 12ª posição nessa avaliação, que considera a reputação e a influência das instituições de saúde.
HISTÓRICO – O HMAP foi construído pelo então prefeito Maguito Vilela, entre 2013 e 2016, com recursos do governo federal conquistados pelo ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB), que foi eleito prefeito agora em 2024 e defende a permanência do Albert Einstein à frente da gestão do hospital.
Inaugurado em dezembro de 2018 pelo então prefeito Gustavo Mendanha desde o primeiro semestre de 2022 conta com o Albert Einstein à frente da gestão. O modelo de gestão implantado pela gestão de Mendanha inspirou o governador Ronaldo Caiado (UB) a levar o Einstein para a gestão do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo).
O prefeito eleito Leandro Vilela já se reuniu com o presidente da Sociedade Brasileira Israelita Albert Einstein e assegurou que vai manter a entidade à frente do HMAP. “Vamos manter esta gestão de excelência e ampliar o HMAP em mais 60 leitos, sendo 30 para tratamento oncológico’’, pontuou Vilela.
A unidade conta com 235 leitos, incluindo 35 de UTI, e realiza mensalmente mais de 1.100 internações clínicas, 8 mil consultas ambulatoriais, 7 mil exames de imagem e cerca de 645 cirurgias eletivas. Com essa infraestrutura, o hospital se tornou um pilar do sistema de saúde de Aparecida, com serviços acessíveis por meio da Central Municipal de Regulação.
Leia também: