HDT: de interdição ética à conquista de selo de excelência ONA 3
04 agosto 2023 às 12h43
COMPARTILHAR
O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) recebeu nesta sexta-feira, 4, o selo de Acreditação ONA 3, que comprova excelência de atendimento. Em 2012, o hospital havia sido interditado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) devido à falta de condições de funcionamento. Nesses 11 anos, o HDT obteve o ONA, seguido pelo ONA 2, além de ser premiado pelo Ministério da Saúde por atendimento humanizado.
O diretor executivo do hospital, Antônio Jorge, explicou como estava o hospital antes de assumir a diretoria. “Quando o Instituto Sócrates assumiu, nós encontramos um cenário de interdição ética, ou seja, o hospital estava vivendo situações muito complicadas. A história hoje é outra e o paciente pode se sentir seguro, porque existem vários parâmetros das acreditadoras centrada no paciente e a gente conseguiu atender todos esses requisitos, garantindo segurança, eficiência, eficácia e, principalmente, um atendimento humanizado”.
Em 2014, o HDT obteve o selo ONA, seguido do selo ONA 2 em 2018. Agora, o hospital recebe o ONA 3. A avaliação representa um marco na trajetória do hospital, tornando-o o único da América Latina, especializado em Infectologia, a receber o selo de qualidade. Este é o mais alto grau de reconhecimento concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das principais entidades não-governamentais de certificação da qualidade dos serviços de saúde do país.
A unidade conta com 121 leitos em operação e é referência no Estado de Goiás em atendimentos de média e alta complexidade, com prioridade para doenças infecciosas, infectocontagiosas e dermatológicas. Com uma visão humanizada, realiza, por mês, em média de 3.870 atendimentos médicos emergenciais e ambulatoriais, 8 mil atendimentos multidisciplinares e 270 internações.
“Os 3 mil atendimentos são somente os ambulatoriais. Também temos cerca de 2.800 consultas, exames SADT Externo, exames laboratoriais, temos a emergência, leitos dia, unidades de Terapia Intensiva e muito mais”, completou Antônio.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde, Sérgio Vencio, reforçou a importância do HDT para os goianos. “O HDT tem 911 colaboradores, já realizou 30 mil internações e mais de 500 mil consultas. A conquista da ONA não é o só o diploma, mas uma cultura. Nossas 23 unidades tem ONA, mas o HDT é o único da América Latina especializado em infectologia com ONA 3”, explicou Sérgio.
As conquistas foram dirigidas pela Subsecretária da Saúde de Goiás, Anamaria Arruda, que ocupada a função de diretora técnica do hospital. Em 2021, Karine Medeiros assumiu a diretoria e seguiu com as mudanças na cultura organizacional. “Apesar de não ter muita infraestrutura, o hospital sempre teve pessoas com muita força de vontade. Passamos por muita dificuldade financeira, interdição ética, problemas estruturais, mas conseguimos superar e hoje recebemos essa conquista”, explicou Karine.
Outras conquistas
O HDT é o 1° hospital especializado em doenças infecciosas na América Latina. Além disso, está entre os dez melhores do País e entre os dois melhores da Região Centro-Oeste no concurso cultural Somos parte do SUS que dá certo. O concurso premiou as melhores experiências de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT) também foi premiado no concurso “Usando a nossa criatividade para melhorar a assistência aos nossos pacientes”, promovido pelo Projeto Paciente Seguro (PPS), em parceria com o Hospital Moinho dos Ventos e Ministério da Saúde.
História
O Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad é referência no atendimento eletivo e de emergência de média e alta complexidade em Infectologia e Dermatologia Sanitária, para doenças infecciosas e dermatológicas como HIV/Aids, tuberculose, meningite, hepatite, tétano, acidentes ofídicos, entre outros.
Foi fundado em 1977, em virtude de uma epidemia de doenças meningocócicas em Goiás, no período de 1972 a 1976, e possui a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).