Goiás recebe 250 mil doses de vacinas contra Covid-19 para bebês e crianças

01 fevereiro 2023 às 10h34

COMPARTILHAR
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) recebeu nesta quarta-feira, 1º, 250 mil doses de vacinas contra Covid-19 para utilização em bebês e crianças. As doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde e devem reforçar a imunização da faixa-etária, que está em apenas 3,8%.
Segundo a superintendente de Vigilância Sanitária, Flúvia Amorim, o grupo de crianças entre 6 meses e 2 anos é o que tem menor cobertura vacinal em Goiás. A superintendente também alertou para o aumento no número de internações de crianças por coronavírus desde o início da pandemia.
“Nós chamamos a atenção dos pais e responsáveis para que levem seus filhos para vacinar e completar o esquema vacinal. Infelizmente, a cobertura vacinal das crianças entre seis meses e 2 anos é de apenas 3,8%. Esse número é baixíssimo e pode aumentar os casos de internações de crianças. As doses estão disponíveis nas salas de vacina, assim a recusa em vacinar não é justificável. Temos muitas evidências científicas da eficácia do imunizante”, argumenta a superintendente.
A expectativa é de que 18 regionais recebam carregamentos da nova vacina e até o fim da próxima semana os municípios do Estado tenham condições de iniciar a vacinação dentro do grupo de crianças.
Vacinas
As 250 mil doses de vacinas – divididas entre 150 mil doses da Pfizer Baby e 100 mil doses de Pfizer pediátrica – devem ser utilizadas para vacinar as cerca de 233 mil crianças ainda não vacinadas no Estado.
De acordo com o Ministério da Saúde, a Pfizer pediátrica com a tampa laranja é destinada às crianças com idades entre 5 anos e 11 anos, 11 meses e 29 dias.
“Essa vacina é para o esquema de duas doses, com intervalo de oito semanas entre a primeira e segunda. O reforço deve ser aplicado após 4 meses”, explica Flúvia Amorim. Ela completa que as estratégias de aplicação das vacinas são de responsabilidade dos municípios.
Outra vacina disponível é a Pfizer Baby, cujas embalagens são lacradas com a tampa na cor vinho. Essas doses são destinadas às crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema é de três doses, com intervalo de quatro semanas entre a primeira e a segunda. A terceira dose deve ser aplicada após oito semanas da segunda dose.