Goiás confirma quarta morte por gripe
17 abril 2023 às 14h36
COMPARTILHAR
Júnior Kamenach
Goiás confirmou a quarta morte por causa pelo vírus da gripe, Influenza, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO). A superintendente da pasta, Flúvia Amorim, revelou que a vítima é um bebê de dois anos. Os detalhes da morte ainda serão apurados pela SES, segundo ela.
“Esse quarto óbito que entrou no sistema, mostra que é uma criança menor de dois anos. Mas a gente está em um processo de investigação para confirmar esses dados”, afirmou.
As outras vítimas são um adolescente de 15 anos, um adulto de 20 e um bebê do sexo feminino, de cinco meses. Com base nisso, a superintendente acredita que o vírus esteja circulando em uma faixa etária mais jovem, o que traz o alerta para pais vacinarem os filhos, principalmente aqueles de seis meses a cinco anos. Vale ressaltar que o imunizante está à disposição de todos os grupos prioritários.
“São cerca de 16 grupos prioritários. Tem professores, trabalhadores da saúde, idosos, crianças, caminhoneiros, motoristas do transportes público, forças de segurança e salvamento. Então, são vários grupos e que quem fizer parte deles já pode procurar a vacina”, destacou. É importante salientar que o imunizante é para pessoas sem sintomas.
Imunização
Segundo Flúvia Amorim, dados ainda da última sexta-feira (14), mostram uma baixa procura pela vacina. Por conta do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), a SES realizou a campanha de imunização uma semana antes do previsto.
Apesar disso, apenas 3,5% de pessoas dos grupos prioritários receberam uma dose da vacina. Em números, são aproximadamente 73 mil pessoas de um total de 2,5 milhões.