As dietas detox ficaram populares durante os últimos anos como uma abordagem para aperfeiçoar a saúde e perder peso. Com a promessa de “desintoxicar o corpo”, elas são pautadas em eliminar toxinas e resíduos acumulados, ainda fornecendo  nutrientes essenciais. Entretanto, as dietas detox realmente funcionam?

Resumindo: não existem provas científicas ou estudos que comprovem a eficácia das dietas detox, além de experiências próprias dos pacientes. Por outro lado, uma dieta extrema que inclua períodos de jejum pode ser prejudicial para a saúde. Fora que experiências drásticas não fornecem resultados consistentes.

É preciso ressaltar que o corpo humano elimina automaticamente as toxinas todos os dias, sem a necessidade da fórmula mágica da dieta detox. Além de pontuar que o corpo humano não reage bem a dietas radicais. Basicamente, no curto prazo pode haver perda de peso, mas isso não continua em longos períodos de tempo.

Ou seja, segundo a nutricionista Sandra Rodrigues, a única forma de perder peso de forma consistente é com acompanhamento nutricional e atividades físicas. “O que realmente emagrece é o déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias e ingerir menos. A atividade física aliada à reeducação alimentar deve ser prazerosa, contínua, regular e programada”, explicou.