Dia D da vacinação: Goiânia aplica mais de 11 mil doses. Goiás totaliza 55 mil imunizados

17 abril 2024 às 09h10

COMPARTILHAR
O Dia D da Vacinação foi realizado no sábado, 13, e rendeu 11.330 aplicações de vacina em Goiânia. A capital distribuiu 7.313 doses contra Influenza, 1.824 contra Covid-19, 321 contra dengue e outras 1.872 vacinas de rotina.
Com 46 locais de aplicação espalhados pela capital, o prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) pontuou a importância da campanha relâmpago. “Montamos uma estratégia de vacinação com o objetivo de facilitar o acesso dos moradores. Vacinas salvam vidas e pedimos para irem em uma das sala de vacinação para prevenção”, alerta.
Seguindo o alerta do prefeito, o secretário de Sáude, Wilson Pollara, ressaltou que os casos de doenças respiratórias estão aumentando em todo país. Ao mesmo tempo, o titular da pasta destaca a importância da vacinação, principalmente para os grupos prioritários.
Goiás
No mesmo dia, Goiás atingiu bateu a marca de 55 mil imunizados no dia e bateu a marca 300 mil doses de vacina para a gripe. Mais de 900 salas de imunização estão espalhadas pelo Estado, enquanto mais de 2,5 milhões de pessoas são elegíveis à vacinação, conforme as determinações do Ministério da Saúde.
Com o total de 343.163 doses aplicadas desde o início da vacinação contra a Influenza, Goiás alcança uma cobertura vacinal de 14,51% do público-alvo, de 2.596.215 pessoas dos grupos prioritários.
Gerente de Imunização da Secretária Estadual de Saúde (SES), José Dorneles ainda considera o número baixo, apesar do aumento de procura durante o último fim de semana. “A nossa cobertura vacinal para a gripe em 2024 está pouco acima dos 12% que tínhamos antes do Dia D. Quem não teve oportunidade de procurar no dia D deve procurar uma unidade de saúde durante a semana para garantir a vacinação”, indica.
A vacinação contra a gripe foi antecipada este ano, em Goiás, tendo início no dia 22 de março. O objetivo é justamente evitar o aumento de casos e óbitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) por influenza, tendo em vista que o vírus da doença é mais incidente nesta época do ano. A campanha é realizada pelo Governo de Goiás, por meio da SES-GO, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, e segue até o final de maio no Estado.
Leia também:
Campanha de Vacinação contra Influenza é aberta em Goiânia
Casos de dengue triplicam, mas adesão à vacina é alta em Goiânia