Deputado Zacharias Calil defende manutenção do piso da enfermagem e aponta saída
07 setembro 2022 às 14h23
COMPARTILHAR
Durante encontro de uma comissão de deputados federais com o ministro Luís Roberto Barroso, na tarde desta terça-feira, 6, no Supremo Tribunal Federal (STF), Dr. Zacharias Calil (União Brasil) defendeu o piso salarial da enfermagem e apontou algumas soluções para viabilizar fonte de recursos e garantir a remuneração dos profissionais. Entre as sugestões, Zacaharias apontou a correção da tabela SUS, cuja proposta está sendo debatida em uma comissão. Segundo ele, os valores atuais são os mesmos há 20 anos.
A conversa com Barroso foi marcada a fim de discutirem uma solução para que o piso salarial da enfermagem seja mantido, já que foi suspenso temporariamente pelo ministro do STF depois de aprovado pelo Congresso e da sanção presidencial.
Ao defender junto a Barroso a correção da tabela SUS como um dos meios de levantar fonte de recursos para o pagamento do piso salarial, Zacharias disse que “é inconcebível pagar por serviços hospitalares e profissionais por uma tabela que vigora há 20 anos”. Segundo ele, o SUS paga R$7 (sete reais) por um R-X, por exemplo. “São valores que não cobrem os custos”, observa o deputado.
Zacharias observa que o ministro Barroso vai chamar o ministro da Saúde para continuar a discussão sobre o assunto e encontrar uma solução. O deputado Calil disse que Barroso já conversou com os presidentes do Senado e da Câmara.