Antes de correr, se quiser perder peso, proteja seus joelhos. A dica é preciosa para quem não quer sofrer efeitos colaterais da atividade física. Não é raro encontrar estudos que liguem a qualidade de vida de um indivíduo com a prática de esporte, mas “fazer isso errado” pode acabar com esse bem-estar.

Uma das partes do corpo mais propensas a ter problemas complexos – justamente por suportar a maior parte do peso do corpo – é o joelho, uma articulação completamente estável por ser uma conexão de dois ossos e por depender da musculatura em seu entorno para funcionar. Fortalecer essa musculatura é fundamental para evitar problemas relacionados a desgaste, lesões e artrose.

Os exercícios de alto impacto, como a corrida e esportes radicais, são os mais prejudiciais. No entanto, aqueles que não geram uma sobrecarga na articulação fazem um benefício indireto na musculatura. De acordo com o ortopedista Gilberto Luis Camanho, as pessoas não levam os problemas do joelho a sério. “Muita gente usa a corrida para emagrecer e isso acaba com a sua articulação”, declara.

Segundo ele, excesso de peso e histórico familiar com problemas no joelho são questões impeditivas, ou pelo menos de atenção na hora de optar pela corrida. Antes de qualquer atividade, independentemente de qual seja, o aquecimento de dez minutos é imprescindível, assim como o alongamento. Assim, você prepara os músculos e as articulações para a atividade que está por vir.