Copos e garrafinhas de plástico podem ser armadilha para saúde, dizem especialistas
20 agosto 2023 às 20h35
COMPARTILHAR
As garrafinhas e copos de água de plástico podem ser uma armadilha para a saúde, caso não sejam armazenados ou higienizados corretamente. Segundo o Conselho Federal de Química (CFQ), os compartimentos podem se tornam uma fonte de contaminação microbiológica. Uma situação que pode gerar riscos para a saúde.
Caso os procedimentos de limpeza e armazenamento não sejam feitos corretamente, o recipientes podem se tornar uma fonte de fungos, bactérias e outros micro-organismos. Conforme o alerta, copos e garrafinhas mal higienizados podem se tornar um ambiente propício para a contaminação, por conta da oferta de água, nutrientes e ambiente favorável para a proliferação.
Em caso de contaminação, os micro-organismos podem causar dor de garganta, náuseas, vômitos, diarreias, intoxicação alimentar e infecção pulmonar.
Para prevenir a contaminação, o aconselhado é evitar recipientes de plástico, já que o material é mais poroso, sendo mais a propenso à aderência de microrganismos. Mas, se não foi possível evitar, a dica é sempre não armazenar por mais de um dia e evitar manusear os gargalos ou bocal com a mão suja. Além de observar se há fissuras no material que podem acumular sujeira.