Em meio à busca constante por métodos eficazes de emagrecimento, surge o psyllium, um suplemento que tem conquistado popularidade nas redes sociais devido às suas alegadas propriedades de queimar gordura e promover o emagrecimento rápido. Obtido a partir das sementes e cascas da planta Plantago ovata, nativa da Ásia, o psyllium ganhou destaque por sua ação como fibra solúvel.

Como funciona o Psyllium no organismo?

O psyllium atua de maneira dupla no sistema digestivo e proporciona uma sensação de saciedade, mas também, devido à sua riqueza em fibras, modifica o funcionamento do intestino, tornando-o mais lento. Consumido diluído em água pouco antes das refeições, o psyllium incha no organismo, promovendo a sensação de saciedade.

Vantagens do psyllium para o emagrecimento

O consumo adequado de psyllium pode contribuir para a redução dos níveis de colesterol LDL, o chamado colesterol ruim, e dos triglicerídeos, impactando positivamente no peso dos pacientes.

Quem pode usar o psyllium?

Apesar dos benefícios, é fundamental o uso criterioso e acompanhado por um profissional da saúde. O uso excessivo do psyllium, devido à sua alta quantidade de fibras, pode levar à prisão de ventre, sendo necessário equilibrar a ingestão conforme a resposta do organismo.

Como incorporar o Psyllium na dieta?

O uso do alimento deve ser introduzido por um profissional da saúde alimentar com pequenas doses diárias diluídas em água. O paciente deve experimentar antes uma dieta rica em frutas e verduras, opções mais nutritivas e menos propensas a causar efeitos colaterais.

Leia também:

Prazo para estudantes da região Metropolitana de Goiânia e Anápolis garantirem o passe livre estudantil termina neste sábado

Conheça 24 lugares turísticos imperdíveis em Goiás