Com alerta de internações por infecções respiratórias, SES-GO quer zerar doses de vacinas da dengue

18 abril 2024 às 20h03

COMPARTILHAR
Goiás ampliou a faixa etária para a vacinação contra a dengue, que agora está disponível para pessoas entre 4 e 59 anos, nesta quinta-feira, 18. Atendendo à recomendação do Ministério da Saúde, a medida visa evitar o desperdício de doses do imunizante, cujo prazo de validade está previsto para o próximo dia 30. Essa ampliação permanecerá em vigor até que as doses remanescentes distribuídas pelos 246 municípios goianos se esgotem.
“Agora, a gente já começa a fase de aumento das internações por infecções respiratórias e é importante que todo mundo esteja vacinado. Quando a população se vacina, mesmo que a pessoa tenha a doença, ela tem menos gravidade e ela se interna menos”, alerta o titular da SES-GO, Rasivel dos Reis.
A doses destinada para Goiânia e que estavam próximo a data de vencimento foram disponibilizada para faixa etária ampliada, mas elas esgotaram no início da tarde desta quinta-feira. E a Secretaria de Estado da Saúde (SES) garantiu que as pessoas que estão se vacinando afora, de qualquer faixa etária, estão com a segunda dose garantida.
Até esta quinta, o Estado utilizou 93.580 unidades da vacina contra a dengue, o que representa 60,4% do total de doses (158.505) enviadas ao estado pelo governo federal. A campanha de vacinação em Goiás teve início em 15 de fevereiro e abrangeu 134 municípios prioritários com maior incidência da doença. Em 4 de abril, a SES-GO estendeu a vacinação para todo o estado devido à baixa demanda da população e à proximidade da data de vencimento do imunizante.
“Os municípios que têm vacinas remanescentes poderão vacinar pessoas de 4 a 59 anos. Deixando claro que a segunda dose dessas pessoas está garantida. Na nota que o Ministério da Saúde nos enviou ficou muito claro que quem receber a fora da faixa etária de de 10 a 14, a primeira dose, terá a segunda dose garantida, que deve ser aplicado 90 dias após a primeiro”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde de Goiás, Flúvia Amorim.
De acordo com registros da SES-GO, foram confirmadas 117 mortes por dengue este ano em Goiás, com outras 151 em investigação. Até o momento, foram notificados 222.106 casos da arbovirose, dos quais 109.978 foram confirmados. De janeiro a abril, a rede de saúde estadual registrou 2.389 internações relacionadas à dengue, em comparação com 153 no mesmo período do ano anterior.
Mortes por dengue
O boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou a morte de 117 pacientes por dengue até esta quinta-feira, 18. O número é 200% maior do que o registrado nos 12 meses do ano passado, quando foram registrados 55 óbitos.
Os casos confirmados também são superiores. Em 2023, eram 124.319 notificações. Até o momento, são 109.978. Os casos notificados chegam aos 222.106, contra 124.319 notificações registradas em todo o período do ano passado.
Anápolis segue com o município com mais óbitos pela doença, 21 mortes; Luziânia, 10; Águas Lindas de Goiás, 7; mesma quantidade de Valparaíso de Goiás e Cristalina; e Goiânia, 6.
Leia também: