Um dispositivo vestível para detectar câncer de mama está sendo desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, em inglês). Segundo a pesquisa, a intenção é desenvolver um artefato que possa detectar a doença nos estágios iniciais. O aparelho é um adesivo flexível e que pode ser preso a um sutiã.

Com o artefato fixado no sutiã, a usuária poderá mover um rastreador ao longo do adesivo, o que permite visualizar todo o tecido mamário de diferentes ângulos. Segundo pesquisadores, a tecnologia fornece um monitoramento em tempo real e de fácil acesso.

No momento, o dispositivo foi testado em uma mulher de 71 anos que possui histórico de cistos mamários. Durante o teste, o adesivo detectou cistos de até 0,3 centímetros de diâmetro, que são o tamanho deles em estágio inicial. O desempenho foi comparável ao de um ultrassom convencional.

Além de promover um diagnóstico rápido e acessível, os pesquisadores do MIT querem que os dados coletados pelos pacientes sejam analisados por uma inteligência artificial.

Com a detecção do câncer de mama feita de forma precoce, a taxa de sobrevivência da doença é de quase 100%. Entretanto, as chances diminuem para 25% se os tumores estiverem em estado avançado.