O número de casos de dengue no Brasil triplicou nessas primeiras seis semanas do ano em comparação ao mesmo do ano passado, com 291% mais infecções. 

Em Goiás são 18.236 casos confirmados e mais de 45 mil casos suspeitos, os dados são do painel de monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O aumento no estado já é de 123% em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Na intenção de frear os casos de infecção, o Ministério da Saúde iniciou uma campanha de vacinação com a Qdenga com o foco nas pessoas entre 10 e 11 anos. A escolha desta faixa etária se deu pelo número de hospitalizações e complicações entre crianças e adolescentes.

Ao mesmo tempo, a vacinação tem tido adesão da população. A capital já aplicou 1.133 doses da QDenga, o imunizante contra a doença. 

A Secretaria Municipal de Saúde considerou que a adesão foi dentro do esperado, levando em conta a realização da mobilização logo após um feriado prolongado. A disponibilidade de quatro salas durante o fim de semana,

Ao acompanhar o início dos trabalhos no Centro Municipal de Vacinação (CMV), no Setor Pedro Ludovico, o prefeito Rogério Cruz destacou que a Capital conta com 72 pontos de vacinação distribuídos em todas as regiões da cidade para atender ao público-alvo durante a semana. 

“Nossa intenção é que mais crianças sejam vacinadas neste fim de semana e, por isso, conclamamos que os pais e responsáveis procurem uma dessas unidades de saúde para que as crianças possam ser imunizadas”, pediu o prefeito, ao lembrar que o público-alvo da campanha foi definido pelo Ministério da Saúde.

Goiânia recebeu 34.234 doses da vacina do Ministério da Saúde. Segundo a Prefeitura, a quantidade recebida é suficiente para atender, com a primeira dose, todas as crianças de 10 e 11 anos da capital. A segunda dose deve ser aplicada três meses após a inicial e para quem teve a doença recentemente, é necessário aguardar seis meses para se imunizar.

Confira onde se vacinar em Goiânia

– Centro Municipal de Vacinação (CMV): Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, Setor Pedro Ludovico

– Ciams Urias Magalhães: Entre as ruas Guajajara, Caritos Madeiras e Paranaíba, Setor Urias Magalhães

– Ciams Novo Horizonte: Avenida Engenheiro José Martins, Quadra 55, Setor Novo Horizonte

– Ciams Dr. Domingo Viggiano: Praça C-201, Setor Jardim América

Leia também:

Obra tem água parada ao lado de local de vacinação contra dengue, em Goiânia

Lançamento da vacinação contra Dengue em Aparecida indica importância estratégica da cidade