Casos de câncer crescem no mundo no pós-pandemia
29 julho 2023 às 17h00
COMPARTILHAR
Após a pandemia da Covid-10, o mundo enfrenta um crescimento de 19 milhões de casos de câncer por ano. Segundo as projeções da Agência Internacional para Pesquisa do Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), esse número pode subir para 30 milhões em 2040. A situação também é preocupante no Brasil, que teve um aumento de 12,7% no número de registros anuais.
Conforme o estudo, o aumento dos casos de câncer não ocorre apenas por conta do crescimento populacional, mas pela maior interação com fatores de risco da doença. Por exemplo, existem tumores que podem ser causados por tabagismo, obesidade, infecções e estilo de vida nada saudável.
No Brasil a situação é ainda mais preocupante, não só por conta da projeção de 704 mil casos por ano no triênio de 2023 entre 2025, mas por uma queda em geral na saúde pós-pandemia.
Segundo o relatório do Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel) de 2023, cerca de 62,8% dos entrevistados consideraram que a atual saúde própria está boa ou muito boa. Enquanto, antes da pandemia, o índice chegava a 75,6%.
Além do câncer, o aumento das taxas de hipertensão arterial e diabetes, junto a doenças respiratórias e a depressão, também estão causando preocupações. Fora os hábitos não saudáveis, incluindo o tabagismo e o sedentarismo.
Leia mais: Consumo de fibra pode ajudar na prevenção de diabetes e câncer, diz estudo
Leia mais: Terapia brasileira será usada para tratar câncer de pele