O diretor nacional do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS), Rafael Bruxelas, foi convidado a apresentar, na Câmara Municipal de Goiânia, os resultados da auditoria realizada nas maternidades da capital. O pedido foi formalizado nesta quinta-feira, 4, por meio de um requerimento apresentado pela vereadora Aava Santiago (PSDB) e aprovado em plenário.

Na ocasião, o DenaSUS realizou, em maio, uma visita técnica às três maternidades públicas de Goiânia (Dona Iris, Nascer Cidadão e Célia Câmara). A inspeção foi conduzida pelo diretor Rafael Bruxelas, acompanhado de uma equipe técnica do Ministério da Saúde. A ação integrou uma auditoria nacional que apura denúncias de desassistência, cortes orçamentários e superlotação em unidades de saúde.

Durante a auditoria, o DenaSUS informou que, ao final do processo, apresentaria parâmetros técnicos da análise, critérios de avaliação e eventuais medidas emergenciais ou estruturantes recomendadas ao município.

Desde então, as três maternidades passaram por mudanças na gestão e, agora, cada unidade está sob responsabilidade de uma organização social (OS) diferente. Antes, todas eram administradas pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (Fundahc), cujo contrato foi encerrado em agosto.

Leia mais: Saiba quais OSs vão administrar as três maternidades em Goiânia

Na justificativa para o convite ao diretor do Sistema Único de Saúde (SUS), Aava afirma que a convocação é de interesse público e reforça o papel fiscalizador do Legislativo sobre políticas e serviços municipais, especialmente na área da saúde.

Leia também: Auditoria busca identificar indícios de irregularidades, diz diretor do DenaSUS sobre inspeções em maternidades