O bruxismo é um transtorno involuntário caracterizado pelo ato de apertar ou ranger os dentes, na maior parte das vezes, durante o sono. Caso não seja tratada, a condição pode gerar diversas consequências, como dor de cabeça, problemas na gengiva e até perda de dentes. Segundo a cirurgiã-dentista Suyana Carneiro acordar com sensação de cansaço e incômodo no rosto — principalmente no maxilar — configura um importante sinal de alerta. “Os dentes superiores, quando encostam nos inferiores, podem fazer movimentos para frente, para trás e para as laterais com muita força. Essa prática gera atritos que, além das dores e dos desgastes, podem provocar distúrbios do sono”, explica a profissional.

As causas do bruxismo estão relacionadas a fatores emocionais, a exemplo da ansiedade e do estresse; além de fatores físicos, como a oclusão dentária e o desalinhamento dos dentes, que, naturalmente, se movimentam em busca de seu lugar de origem. De acordo com a cirurgiã dentista, o problema também pode ocorrer durante o dia e, na maior parte das vezes, é gerado por tensões cotidianas. “Isso ocorre em virtude do estresse e de alguns hábitos adquiridos. Por exemplo, na academia, há praticantes que apertam os dentes no momento da execução dos exercícios”, cita.

A especialista diz que, normalmente, o paciente com bruxismo tem dor de cabeça constante e que não resolve com o uso de analgésicos, dor no fundo dos olhos, dor nos ombros, no pescoço e na nuca. Segundo ela, a doença não tem cura, mas passa por fases mais agudas ou mais compensadas.

Ainda conforme Suyana Carneiro, o tratamento para o bruxismo é composto pelo uso, durante o sono, de placas de proteção acrílica desenvolvidas para esse fim. Além disso, a correção da posição dentária por meio do uso de aparelhos ortodônticos também é um importante fator para reduzir os prejuízos associados. “Em todos os casos, deve-se procurar um cirurgião-dentista, que irá direcionar o melhor tratamento para cada caso específico, buscando, assim, a melhoria da saúde bucal e o aprimoramento da qualidade de vida do paciente”, conclui a especialista da Hapvida Interodonto.

Tratamento

Tomar medidas para aliviar o estresse, praticar bons hábitos de sono e evitar a cafeína à noite pode ajudar a reduzir o bruxismo.

Consulte um médico nos seguintes casos:

dentes desgastados, danificados ou sensíveis

dor no maxilar, na face ou nos ouvidos

outras pessoas queixam-se do ruído do bruxismo

mandíbula travada que não abre ou fecha completamente