“Atalhos” para o corpo perfeito não têm comprovação científica e podem ser perigosos
04 dezembro 2023 às 13h08
COMPARTILHAR
Todos anos inúmeras técnicas e acessórios surgem no mundo fitness com a promessa de entregar um “corpo perfeito” com facilidades e comodidades. Só que o caminho que parece ser mais fácil nem sempre é o eficiente e diversas modas não possuem comprovação científica. Servem apenas para iludir o usuário.
Conforme um levantamento do portal UOL, programas que prometem emagrecimento com promessas milagrosas são a primeira armadilha. Por exemplo, uma dieta que garante que você vai perder cinco quilos em poucos dias. Algo que promete resultados iguais para qualquer um, sem considerar características pessoais.
No mesmo sentido, ainda há os treinos montados sem nenhum acompanhamento profissional que prometem “esculpir” o corpo. Só que a falta de orientação pode custar caro para o usuário com a ausência de um professor de educação física. Não só o resultado não será obtido, mas podem haver lesões por erros de execução das atividades.
Também é moda utilizar pílulas e “shakes mágicos”, com a promessa de aumentar a massa muscular e perder gordura. Obviamente sem acompanhamento de um médico ou nutricionista. Uma outra situação que pode levar a riscos para saúde, considerando que o uso de esteroides e anabolizantes é uma febre entre muitos no mundo fitness.
Ainda há técnicas para aprimorar treinos na academia, seja com eletroestimulação, cintas modeladores ou até mesmo uso de casados para suar mais. Só que nenhuma delas possui comprovação científica, fora que mais suor não significa maior gasto calórico. Ao mesmo tempo, o uso dos acessórios pode causar riscos para a saúde.
Não existe segredo, a única forma de perder peso é com déficit calórico, um consenso entre os especialistas. Não há atalhos ou um caminho fácil que não seja uma dieta feita por um especialista e um treino de academia montado por um profissional da área. Pelo contrário, os modismos podem causar ainda mais danos para a saúde.