Para dobrar a rede oncológica, mais de 396 profissionais foram convocados pelo Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo), nesta quinta-feira (17/11). Os profissionais devem aumentar a rede de atendimento. Constam da lista, que pode ser acessada pelo site da instituição, 30 cancerologistas/oncologistas; 20 hematologistas; 15 mastologistas e 14 radioterapeutas.

O instituto espera que, se todos assinarem os contratos, o serviço de oncologia passará a contar com 158 médicos e outros profissionais da saúde. Isto é, o dobro do número atual, além dos oito hospitais, clínicas e laboratórios que atendem essa área.

Os especialistas habilitados devem providenciar a entrega da documentação exigida no edital, em até 10 dias. Eles vão atender em 11 especialidades: cancerologia, gastroenterologia, mastologia, radioterapia, geriatria, hematologia, mastologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e psicologia.

Com isso, os 1.280 pacientes atendidos pelo Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia (Ingoh) e o Oncovida têm prazo de 6 meses para fazerem a migração para outro prestador do Sistema Ipasgo Saúde.

Ingoh e Oncovida desde quarta-feira, 16, não podem mais receber beneficiários da autarquia. Ambas tiveram os contratos rompidos, segundo o Ipasgo, em decorrência de descumprimento de cláusulas, causando prejuízos de mais de R$ 27 milhões.

Pacientes

O Ipasgo criou um comitê para auxiliar os pacientes no processo de transição entre os prestadores de serviços. O grupo tem atendido individualmente os usuários e apresentando a eles toda a rede credenciada de oncologia, para livre escolha dos pacientes.

Hoje, o Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ); o Centro Brasileiro de Radioterapia, Oncologia e Mastologia (Cebrom); o Instituto De Gestão e Humanização (IHG); o Hemolabor; o Oncolive; o Hematologia e Oncologia Honcord (Honcord); o Instituto Onco-Hematológico de Anápolis (IOHA) e o Hospital Padre Tiago Na Providência de Deus, além dos 79 prestadores de serviço pessoas físicas já ativos. Estes são alternativas para os beneficiários do Ingoh e Oncovida.