Alucinógeno presente em cogumelos pode reduzir sintomas da anorexia, diz pesquisa
25 julho 2023 às 09h43
COMPARTILHAR
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos apontou que um princípio psicoativo presente em cogumelos, a psilocibina, pode ser promissora eficaz no tratamento da anorexia. Segundo o estudo preliminar, publicado na revista Nature Medice, uma única dose de 25mg da substância resultou na remissão de sintomas em quatro pacientes dentro de um grupo de 10 mulheres entre 18 e 40 anos.
Apesar da redução de sintomas substancial em menos da metade das participantes, cerca de 90% das envolvidas relataram uma melhora na percepção da vida. Ao mesmo tempo, aproximadamente 70% também confirmaram que houve uma melhora na qualidade de vida no geral. Fora que não houve registro de efeitos colaterais graves.
Leia mais: Saiba o que fazer para manter cérebro saudável; confira lista de atividades
A substância que é alucinógena atua na produção de serotonina, um neurotransmissor associado ao bem-estar, qual pode estar reduzido em pessoas com anorexia nervosa. A doença em questão é caracterizada pela obsessão de manter o peso corporal mais baixo possível e isso pode desnutrição grave. Como consequência, o quadro pode levar a complicações cardiovasculares, renais, cerebrais e até mesmo ao suicídio.
Mesmo com resultados preliminares animadores, os pesquisadores ainda pedem cautela e mais estudos para entender melhor sobre a atuação da princípio psicoativo. Mesmo parecendo ser promissor, a terapia com psilocibina não pode ser tentada fora dos ensaios clínicos e dos ambientes de pesquisa. Ainda há riscos potenciais a serem considerados, mas o tratamento pode ser um caminho promissor para o futuro.
Leia mais: Jovem autista de 13 anos publica estudo sobre caracóis em revista científica