Mais de 288 mil afastamentos foram concedidos em 2023 por conta de transtornos mentais e de comportamentos no Brasil, segundo Ministério da Previdência Social. Os dados apontam um aumento de 38% em relação ao ano anterior. De qualquer forma, nos últimos três anos, a quantidade não ficou abaixo de 200 mil.

De acordo com uma pesquisa realizada pela corretora Pipo Saúde, cerca de 48% possuem riscos de doença mental e 44% sofrem de insônia. Ainda dentro do levantamento, cerca de 60% são sedentários e o mesmo valor também está com sobrepeso ou obesidade. O estudo foi realizado com 8.980 pessoas de diferentes empresas e níveis hierárquicos.

Por outro lado, as temáticas já estão entrando em debate nos locais de trabalho, conforme outro estudo realizado pelo ADP Research Institute.

Segundo o People at Work 2023, os brasileiro observam que existe mais abertura para conversar sobre saúde física (65%) e mental (63%) no trabalho. Só que 45% dos entrevistados entendem que os gestores e colegas não estão prontos para conversar sobre sem julgamentos.