A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que um terço dos homens é portador do vírus HPV, segundo uma revisão de estudos publicada na revista The Lancet Global Health. Conforme a pesquisa, um cada cinco indivíduos do sexo masculino carrega subtipos de alto risco para câncer. A faixa etária mais afetada está entre os 25 e 29 anos. 

Com dados de 35 países entre 1995 e 2022, a análise identificou o subtipo 16 como o mais prevalente, em seguida o subtipo 6, ambos com potencial oncogênico. O estudo também enfatiza que os homens sexualmente ativos, independentemente da idade, são portadores potenciais da infecção genital por HPV. Por isso, a importância da prevenção.

Dos mais de 100 subtipos de HPV, cerca de 40 estão associados a infecções genitais, sendo alguns com risco elevado para câncer. 

Prevenção

A principal medida de prevenção é a vacinação, disponível para adolescentes e jovens, com alta eficácia na proteção contra os subtipos de alto risco do vírus. Além disso, o uso de preservativos durante as relações sexuais é importante para  reduzir a transmissão do HPV. Fora a realização de exames e consultas médicas para detectar infecções precocemente e assim evitar a evolução da doença.