Trindade abre uma série de 20 oficinas em favor de ações integradas na Região Metropolitana

Capital da Fé é o primeiro de 20 municípios a receber fase oficial de debates sobre o Plano de Desenvolvimento Integrado

Vilmar Rocha, da Secima, ao lado do gestor de Trindade: “Jânio agrega união entre os prefeitos” | Foto: Iris Roberto

Fábio PH
Especial para o Jornal Opção

Representativa, prestigiada por várias autoridades, iniciou-se na quinta-feira, 9, em Trin­da­de, a fase oficial das oficinas do Plano de Desenvol­vi­men­to Integrado da Região Metro­politana de Goiânia. Bus­cando convergência entre as cidades para aplicação de diretrizes na rede de trans­porte coletivo, mobilidade, abastecimento de água, conforto ambiental e técnico, além da otimização de serviços sociais, a ação acontecerá nos 20 municípios da região – além de Trindade e da ca­pital, também integram a região A­pa­re­cida de Goiânia, Goianira, Aragoiânia, Gua­pó, Abadia de Goiás, Inhumas, Te­re­zópolis, Goianá­po­lis, Nerópolis, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Bela Vista de Goiás, Brazabrantes, Hi­dro­lândia, Caturaí, Bonfinópolis, Caldazinha e Nova Veneza.

Promovendo democratização, planejamento conjunto, compartilhado, o secretário de estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha disse que o plano resultará em um documento a ser deliberado, antes de ir para o Legislativo, pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia (Codemetro). “Trindade foi escolhida como primeira sede dessas oficinas em função da dedicação de Jânio Darrot (PSDB). Ele não faltou a nenhuma das reuniões e, em função da sua representatividade, da comum aceitação da sua gestão como uma das melhores de Goiás, ele é o nosso fator agregador de união entre os demais prefeitos”, disse Vilmar, referindo-se ao prefeito de Trindade.

Jânio Darrot destacou que as oficinas proporcionam diálogo no enfrentamento dos desafios e de problemas comuns entre as cidades. “Temos interesse em desenvolver ações conjuntas, de forma equilibrada e sustentável, proporcionando autonomia de implementação, visando melhor qualidade de vida coletiva”, pontuou.

Programação:

  • Apresentação do Plano Urbanístico de Trindade pelo arquiteto Luiz Fernando Teixeira (Xibiu);
  • Plano de Desenvolvimento Integrado (UFG-Secima);
  • Oficinas temáticas com discussão pa­ra o levantamento das demandas e oficinas temáticas com priorização de temas.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.