Trindade abre uma série de 20 oficinas em favor de ações integradas na Região Metropolitana
11 março 2017 às 10h45
COMPARTILHAR
Capital da Fé é o primeiro de 20 municípios a receber fase oficial de debates sobre o Plano de Desenvolvimento Integrado
Fábio PH
Especial para o Jornal Opção
Representativa, prestigiada por várias autoridades, iniciou-se na quinta-feira, 9, em Trindade, a fase oficial das oficinas do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia. Buscando convergência entre as cidades para aplicação de diretrizes na rede de transporte coletivo, mobilidade, abastecimento de água, conforto ambiental e técnico, além da otimização de serviços sociais, a ação acontecerá nos 20 municípios da região – além de Trindade e da capital, também integram a região Aparecida de Goiânia, Goianira, Aragoiânia, Guapó, Abadia de Goiás, Inhumas, Terezópolis, Goianápolis, Nerópolis, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Bela Vista de Goiás, Brazabrantes, Hidrolândia, Caturaí, Bonfinópolis, Caldazinha e Nova Veneza.
Promovendo democratização, planejamento conjunto, compartilhado, o secretário de estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha disse que o plano resultará em um documento a ser deliberado, antes de ir para o Legislativo, pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia (Codemetro). “Trindade foi escolhida como primeira sede dessas oficinas em função da dedicação de Jânio Darrot (PSDB). Ele não faltou a nenhuma das reuniões e, em função da sua representatividade, da comum aceitação da sua gestão como uma das melhores de Goiás, ele é o nosso fator agregador de união entre os demais prefeitos”, disse Vilmar, referindo-se ao prefeito de Trindade.
Jânio Darrot destacou que as oficinas proporcionam diálogo no enfrentamento dos desafios e de problemas comuns entre as cidades. “Temos interesse em desenvolver ações conjuntas, de forma equilibrada e sustentável, proporcionando autonomia de implementação, visando melhor qualidade de vida coletiva”, pontuou.
Programação:
- Apresentação do Plano Urbanístico de Trindade pelo arquiteto Luiz Fernando Teixeira (Xibiu);
- Plano de Desenvolvimento Integrado (UFG-Secima);
- Oficinas temáticas com discussão para o levantamento das demandas e oficinas temáticas com priorização de temas.