Projeto consiste na formação de agentes que possam auxiliar na otimização de aperfeiçoamento dos trabalhos realizados por micro e pequenas empresas. Duração é de 21 meses

Foto: Reprodução

Já estão abertas as inscrições para as vagas do Projeto ALI, que consiste na formação e capacitação, via Sebrae, de agentes locais de inovação. A intenção por trás do projeto é oferecer às empresas de pequeno porte um apoio para inovação e otimização dos trabalhos além, é claro, de aumento no faturamento.

Tudo será feito partir da instrumentalização e experimentação de ferramentas ágeis e do compartilhamento de experiências entre os empresários e agentes. Além de promover a melhoria da produtividade dos pequenos negócios, o empresários poderão experimentar em seus negócios ações de inovação relacionadas a práticas sustentáveis, digitalização de processos, produtos e serviços.

O projeto é resultado de uma parceria entre o Sebrae e o CNPq. “A duração do projeto é de 21 meses de campo mais 1 de capacitação, ou seja, 22 meses. Na capacitação, os agentes receberão metade do valor integral da bolsa, que tem o valor integral de R$ 4.000,00, pois o participante precisa estar integralmente dedicado a esse processo”, conta o coordenador da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Goiás, Athos Valadares.

Há, ao todo, 60 vagas para “agentes em campo”, mas 90 agentes serão selecionados para a fase de capacitação, que irá durar 1 mês e ocorrerá em janeiro. “Também selecionaremos três outros bolsistas que farão o papel de orientadores. Esses bolsistas precisam ter mestrado ou doutorado, pois como é uma bolsa de extensão, esse trabalho de relacionamento entre as empresas deve, ao final, gerar um artigo científico em um estudo de caso, para o compromisso dos bolsistas com o CNPq para vínculo da bolsa”, explica.

Para o coordenador, o projeto pode representar um divisor de águas na realidade de uma empresa. “Estamos falando do relacionamento de uma empresa com profissionais capacitados pelo Sebrae durante 21 meses. Essa experiência só trará ganhos à produtividade, haja vista que tudo será feito de maneira mais ágil, simplificada e inteligente”, pontua.

A parceria com o CNPQ, para ele, é fundamental no processo. “Equanto o Sebrae entra com a estrutura e capacitação dos agentes, o CNPQ faz toda a relação necessária para que o bolsista tenha condições de receber sua ajuda de custo”.

Qualquer pessoa pode participar desde que não tenha mais de 10 anos de formado. “As inscrições já estão abertas e pessoas com formação em qualquer área podem nos procurar. No entanto, neste processo em específico, terão maior peso aqueles com formação em áreas relacionadas à gestão como administração, economia, contábeis e afins”, pontua.

Ao todo serão disponibilizadas três vagas para orientadores e 90 para agentes. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 8 de novembro através do site do Metrópoles Soluções. Clique aqui para acessá-lo.