Prefeitura de Trindade solicita apoio popular por limpeza urbana e meio ambiente

Meta é incentivar moradores à colaboração. Município contabiliza gastos significativos com lixo e entulho de áreas particulares e pede socorro para sobrevivência de manancial hídrico

FÁBIO PH
Especial para o Jornal Opção

Área que era um lixão a céu aberto e significava risco à saúde das pessoas...

Área que era um lixão a céu aberto e significava risco à saúde das pessoas…

Em uma cidade com um raio de 20 quilômetros de extensão, dois polos habitacionais — leste e centro —, para dar sequência à frente de atividades coordenada pelo prefeito Jânio Darrot (PSDB), a Prefeitura lançou o projeto Cidade Limpa, que pretende incentivar a sociedade a gestos de colaboração para tornar Trindade mais saudável e bela. A meta é fazer com que os moradores possam ter um cuidado especial com suas propriedades, de modo a evitar danos ao meio ambiente e cooperação na conservação das vias públicas.

“A Prefeitura de Trindade tem um gasto enorme com limpeza de áreas particulares”, alerta o prefeito Jânio Darrot, ao propor parcerias com os proprietários de lotes e residências. “Se cada um fizer sua parte, teremos uma cidade mais limpa”, observa ele. “Isso valoriza os imóveis, traz novos investimentos, agrada ao turista e aumenta receitas e ofertas de trabalho.”

O projeto Cidade Limpa propõe que os proprietários mantenham seu lote cercado, limpo e capinado. Defende instalação de lixeiras em calçadas, evitando deixar sacos de lixo nas ruas. É indicado jamais usar material de construção nas calçadas ou jogar entulhos nas vias.

A campanha pretende incentivar a população a construir sua calçada. Orienta também que lavar carros nas vias ou deixar escorrer água com produtos químicos são ações que representam riscos para o meio ambiente.

... hoje, após trabalho da Prefeitura, abriga um moderno aterro sanitário

… hoje, após trabalho da Prefeitura, abriga um moderno aterro sanitário

A Prefeitura de Trindade lembra, ainda, da importância de manter a rotina de vistoriar os imóveis semanalmente, para evitar focos do mosquito da dengue. Sugestões sobre a campanha podem ser feitas pelo fone (62) 3506-7008.

Ambientalmente juntas

As Secretaria Municipais da Educação e do Meio Ambiente estiveram unidas no lançamento do Programa Agrinho 2015, que tem como tema “Saber atuar para melhorar o mundo, a saúde, a qualidade de vida e o meio ambiente”. Com a participação de professoras, diretoras e tutoras da rede municipal de ensino de Trindade, o secretário do Meio Ambiente, Alexandre Cesar, fez um balanço das ações ambientais da cidade: a parceria com as escolas, por meio do programa Papa Óleo, em que os alunos trocavam produto utilizado por itens de limpeza; o reflorestamento e a conservação dos canteiros, parques e jardins com plantio de flores; a implantação da cooperativa dos catadores de lixo; a vigilância e proteção dos mananciais; o plantio de mais de 35 mil mudas de árvores; o programa Cidade Limpa, elogiado em seus grandes esforços na Romaria do Pai Eterno; e o programa Troca Sustentável, implantado em oito bairros da cidade, pelo qual a população troca itens recicláveis por verduras e frutas.

Fundamentalmente, Alexandre concluiu: “Tínhamos um lixão a céu aberto e hoje temos um aterro sanitário bem cuidado. Por favor, ajudem-nos a cuidar, economizar em todos os níveis a nossa água. O nosso limitado Córrego Arrozal está pedindo socorro”, solicitou Alexandre.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.