Prefeitura de Trindade lança ações de saúde bucal para alunos do ensino fundamental

Cerca de 7,5 mil alunos, com faixa etária de 4 a 10 anos serão atendidos nesta primeira fase

Prefeito Jânio Darrot, durante evento com ações sobre saúde bucal: mais um benefício da atual gestão que chega à população trindadense | Foto: Iris Roberto

Prefeito Jânio Darrot, durante evento com ações sobre saúde bucal: mais um benefício da atual gestão que chega à população trindadense | Foto: Iris Roberto

Fábio PH
Especial para o Jornal Opção

Em evento prestigiado por vários diretores de escolas, foram lançados na quarta-feira, 15, várias ações de prevenção e promoção em saúde bucal para os alunos do jardim 1 ao 4º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Participaram do evento o prefeito Jânio Darrot (PSDB); a secretária municipal de Saúde, Gercilene Ferreira, a Branca; a secretária municipal de Educação, Eva Eny Junqueira; o vice-prefeito Gleysson Cabriny (PSDB), o comandante PM, tenente-coronel Paulo Henrique Segato; os vereadores Luiz Margarida e Dyego Marques, entre outras autoridades.

Cerca de 7,5 mil alunos, com faixa etária de 4 a 10 anos serão atendidos nesta primeira fase, que se estenderá até o fim do ano. A ação consiste na presença de dois cirurgiões dentistas e duas auxiliares de saúde bucal nas escolas e Cmeis, promovendo palestras, distribuindo kits com escova, fio dental e pasta de dente. Um consultório instalado em um trailer estará percorrendo todas as escolas, avaliando os estudantes autorizados pelos pais.

Eva ressaltou a importância da ação na faixa etária proposta. “Estão na fase de troca da primeira dentição para os fixos, fundamental a instrução da boa escovação e dos cuidados com a saúde bucal”, disse. Branca detalhou a mecânica da atividade, valorizou as parcerias com a educação e ressaltou a ação, uma prioridade em sua pasta, sugerida pelo prefeito Jânio Darrot.

Odontólogo, o vereador Dyego Marques destacou que esta prevenção possibilitará uma redução considerável dos custos com a saúde para o município. Cabriny elogiou Jânio por sua preocupação em investir em ações que cuidam efetivamente das pessoas, principalmente as que mais necessitam.

Jânio enalteceu o trabalho dos 30 profissionais de saúde bucal, serviço que vem recebendo avaliação positiva dos serviços prestados pelo governo municipal. “Esta ação é tão importante quanto pavimentar ruas e construir prédios. Somos até referência, há poucos dias recebemos em Trindade uma comitiva do Estado do Tocantins que veio conhecer o nosso formato de trabalho e esforços em saúde bucal”, frisou o prefeito, que já tem como marca na gestão a instalação de consultórios odontológicos bem montados nas unidades básicas de saúde de Trindade.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.