Por que José Eliton é visto como a renovação no processo sucessório

Governador surpreende até adversários quando, com menos de 30 dias, toma medidas de grande impacto em áreas melindrosas como saúde, educação e segurança pública

Foto: Divulgação

Antes de assumir a efetividade no comando do governo de Goiás, o então vice-governador José Eliton dizia que sua meta era fazer um restante de mandato — que será encerrado em 31 de dezembro deste ano — não de continuísmo, mas de continuidade com avanços em relação à administração do ex-governador Marconi Perillo (PSDB).

Essa declaração, na verdade, nas circunstâncias políticas do momento, era um verdadeiro pré-programa de governo a ser apresentado ao eleitor goiano, uma vez que Eliton já estava definido pela base aliada como o pré-candidato ao Palácio das Esmeraldas.

Para entender por que o mandato curto de José Eliton funciona como um pré-programa de governo para sua reeleição em outubro, é preciso considerar que o eleitor vai avaliar o tucano pelo que ele fizer como governador até o dia 31 de dezembro. Evidentemente, ele apresentará um programa de governo formal para os próximos quatro anos, mas o que ele fizer como governador até a eleição também servirá para o eleitor avaliá-lo.

E neste momento, exatos um mês e uma semana como governador, o início da gestão de José Eliton não poderia ter sido melhor. No dia 7 passado, ele apresentou um balanço dos primeiros 30 dias de governo e os números foram positivos.

Mostrou a que veio
Ao anunciar e efetivamente começar ações em três áreas importantes na administração — saúde, com o Terceiro Turno; educação, programa + Educação; e segurança pública, com o policiamento ostensivo nos terminais do Eixo Anhanguera —, o governador mostrou a que veio, evidenciando na prática o que ele dizia sobre avanços na administração.

Em todo e qualquer instância da administração pública, só pode produzir avanços quem assume uma atitude efetivamente de renovação e se comprometa em dar soluções para os problemas da comunidade. É o que tem feito o governador, o que é testemunhado por auxiliares, prefeitos e parlamentares.

Procurador do Ministério Público de Goiás, o ex-senador Demóstenes Torres, agora filiado ao PTB, é um dos maiores entusiastas da atuação de José Eliton. Torres diz enxergar no governador a renovação em pessoa e analisa que, relativamente à sucessão de governo, tem de haver uma mudança no quadro político-administrativo para melhor, e o mais competente, com sobras, diz, é José Eliton.

Procurador Demóstenes Torres: “José Eliton se preparou para ser governador” | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

“Isso porque ele se preparou para isso. Muito antes de entrar para a política, Eliton já era um grande advogado eleitoral, um homem com preparo intelectual e que conhece a administração como ninguém”, afirma o ex-senador.

Demóstenes Torres lembra que Marconi Perillo saiu, e Eliton defende o legado do antecessor, o que é imprescindível, mas já tomou medidas que avançam em relação ao próprio governo de Marconi.

“José Eliton foi extremamente respeitoso em relação ao Marconi, e todos pensavam que ele era tímido. Mas ao assumir o governo de vez, Eliton desabrochou, mostrou quem ele é, que tem pique, tem alegria. Ele tem conhecimento, sabe das dificuldades que o governo passa e não promete absurdos, sabe que só pode dar o passo até onde as pernas do governo aguentam. Mas ao mesmo tempo, tem tomado medidas coerentes, tem ajudado os prefeitos, continuando o Programa Goiás na Frente, por exemplo.”

O ex-senador elenca mais medidas, como o Batalhão de Terminais da Polícia Militar, criado há poucos dias, que já reduziu em 80% as ocorrências de violência dentro dos ônibus do Eixo Anhanguera. Outra medida muito importante, diz, são as cirurgias eletivas do programa Terceiro Turno, que em 15 dias fez mais de 2 mil atendimentos entre consultas, exames e mais de 100 cirurgias em pacientes que estavam há anos na fila de espera.

“São demandas represadas que só quem conhece o governo consegue fazer”, afirma Demóstenes.

O ex-senador aponta mais uma vantagem do tucano: “Além de conhecedor do funcionamento do governo, ele é uma figura humilde que já passou por diversas necessidades, como passa toda pessoa humilde, já andou de transporte coletivo, já usou o SUS, e isso lhe dá também credencial de vivência para evoluir em relação à administração do Marconi. E ele é um conciliador, um homem de diálogo, porque não dá mais pra fazer política no porrete, como alguns pensam que deve ser feita a política.”

“Jovialidade e capacidade de inovação são características”

O deputado federal Giuseppe Vecci, presidente regional do PSDB, não tem dúvida em afirmar que o governador José Eliton é renovação, e aponta duas das principais características que reforçam sua opinião: jovialidade e, principalmente, capacidade de inovação.

“José Eliton demonstrou essa capacidade de ousar e de inovar em três intervenções que ele fez na saúde, na educação e na segurança pública. Ele avançou nessas questões, demonstrando capacidade de inovar dentro dos paradigmas existentes”, diz Vecci, reafirmando que o governador não se limitou a ficar apenas administrando a situação, mas buscou avançar, fazer mais, capitaneando uma energia administrativa em benefício da população.

Deputado federal Giuseppe Vecci: “Eliton é a renovação” | Foto: Fernando Leite/Divulgação

Vecci afirma que, em poucos dias, o governador conseguiu potencializar o conhecimento adquirido como companheiro de Marconi Perillo há muito tempo, quando ganhou uma experiência inequívoca.

Segundo o deputado, esse caminho o José Eliton está agora trilhando com serenidade, com equilíbrio e moderação, buscando avanços e inovando na administração, mas faz isso procurando transitar politicamente, ‘ciscando pra dentro’, ou seja, aglutinando forças. “Ele está fazendo o que faz uma pessoa que tem equilíbrio e maturidade, no sentido de dar melhorias para a sociedade.”

Está fazendo tudo certo
O deputado federal diz não ter dúvida de que Eliton, neste momento, está fazendo tudo certo. “Por isso que todo mundo está gostando, dessa forma firme com que ele se coloca como governador de Goiás, buscando soluções para os problemas existentes.”

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual José Vitti também dá testemunho de sua satisfação com o governador. “José Eliton me surpreendeu positivamente e está incomodando a oposição”, disse Vitti, ao avaliar os primeiros 30 dias da gestão do companheiro tucano. Vitti disse que Eliton manteve o mesmo ritmo administrativo e político empreendido pelo ex-governador Marconi Perillo: “Ações bastante pontuais e que precisavam ser tomadas de maneira corajosa. Assim ele fez. Medidas impactantes na vida da população, principalmente no que tange à Saúde e a Segurança Pública”, sublinhou.

O deputado elogiou o estilo de Eliton em dialogar com forças políticas e segmentos da sociedade. “Ele acertou. Tem se desdobrado e trabalhado acima do normal. Intensificou visitas, trouxe lideranças, trabalhou para mostrar qual é seu estilo e a sua forma de atuação como governador. Ele realmente me surpreendeu de maneira positiva”, enfatizou José Vitti.

O presidente da Assembleia rebateu críticas de deputados da oposição, como José Nelto (Podemos), que questionaram os dados do balanço apresentado por Eliton. “Eu nunca vi a oposição elogiar nenhuma ação positiva do governo. Esse é o jogo da política”, afirmou, rechaçando o argumento da oposição de que o Programa Terceiro Turno na Saúde Pública Estadual tenha cunho eleitoreiro. “A gestão do Eliton está mostrando a sua cara e isso tem incomodado a oposição porque é impactante e vai ter um efeito muito forte para a população.”

O deputado estadual Francisco Júnior (PSD) também elogia a forma como o governador vem atuando. Diz que vê José Eliton com muitas boas ideias, com senso de renovação, efetivamente.

“Para definir a renovação, temos primeiramente que definir os critérios, o que seria a renovação. Eliton vai disputar seu primeiro mandato eletivo, ele é jovem, mas ao mesmo tempo tem mais experiência com o governo que qualquer outro (dos candidatos). Ele vem acompanhando o governo Marconi Perillo, que é muito experiente, há sete anos, numa relação de proximidade total como vice”, afirma.

Disposição
Francisco Júnior diz que renovação é, mais que tudo, a disposição que alguém tem de ter para buscar meios de acertar. “E isso eu vejo no governador José Eliton. Nesse aspecto, ele encarna completamente o conceito de renovação, que a sociedade tanto almeja.”

Prefeito Paulo Rezende: “José Eliton é exemplo como líder para nós” | Foto: Divulgação

O prefeito de Hidrolândia, Paulo Rezende (PSDB), presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), diz que José Eliton é uma renovação com muita capacidade técnica para ser governador, cargo no qual o tucano pleiteia continuar, por meio da reeleição. Lembra que, de início, o governador já tomou medidas efetivas, que causam entusiasmos.

Rezende lembra que na condição de vice-governador, Eliton já demonstrava o quanto é trabalhador, e agora está deixando todo mundo muito entusiasmado com sua vontade de acertar e de realizar. “Isso é muito importante para nós que somos liderados por ele, porque precisamos de gente que tem realmente vontade de fazer. E ele está mostrando isso desde o primeiro momento, o que dá ânimo para nós, que somos prefeitos, e podemos nos espelhar nele no dia a dia. José Eliton tem trabalhado pensando sempre em melhorar o Estado de Goiás.”

Ações importantes
Outro prefeito entusiasmado com o governador é Issy Quinan, do PP, comandante da Prefeitura de Vianópolis. Ele considera José Eliton uma renovação absoluta, haja vista as primeiras ações que ele realizou na condição de governador efetivo.

Prefeito Issy Quinan: “Eliton ganhou experiência como vice” | Foto: Divulgação

“Refiro-me a essas medidas tomadas na área da segurança pública, possibilitando a vigília permanente das forças policiais nos terminas de ônibus de Goiânia, e o atendimento no Terceiro Turno, na saúde, com objetivo de zerar demandas represadas há anos. Essas ações neste início de governo, mais que qualquer argumento, demonstram que o governador é uma renovação e que trará diversas inovações que vão beneficiar a comunidade goiana de forma ampla” afirma o prefeito.

Quinan também lembra que Eliton acumula diversas experiências administrativas em vários cargos que pôde exercer, como vice-governador, presidente da Celg, secretário de Desenvolvimento Econômico, e por último como secretário de Segurança Pública. “Isso significa que ele tem conhecimento e as medidas comprovam que tem poder de decisão e iniciativa. Eu tenho certeza de que o governador José Eliton vai tomar outras medidas para melhorar a vida dos goianos.”

Pesquisa vai refletir de forma positiva para o governador

Deputado estadual José Vitti: “Oposição está ficando incomodada” | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

As medidas de impacto na saúde, na educação e na segurança pública tomadas pelo governador José Eliton causaram boa impressão tanto nos agentes políticos quanto na população. Mas, será que elas terão impacto na opinião do eleitorado?

O deputado José Vitti, presidente da Assembleia Legislativa, não tem dúvida de que essas ações administrativas tomadas por José Eliton vão refletir positivamente em sua imagem como governador, que é pré-candidato à reeleição. “O papel dele agora realmente é intensificar e trabalhar porque a sua avaliação vai refletir positivamente nas pesquisas de intenções de votos. Acho que ele está absolutamente correto em traçar como objetivo principal nesse início as suas estratégias de governo.”

O deputado Giuseppe Vecci diz que torce para que nas próximas pesquisas, os eleitores já deem sinal dessa percepção sobre o trabalho do José Eliton, porque, diz, a população espera gente com capacidade de governar.

“Os cidadãos querem quem possa pegar um bastão e avançar, caminhar para frente, dar um salto de qualidade, para que Goiás continue a crescer. Goiás não pode parar, temos de avançar. E isso o equilíbrio, a moderação, a visão econômica o José Eliton tem”, afirma o deputado.

Vecci diz que não quer apagar a luz de nenhum outro candidato, só quer ressaltar a grande luz que o candidato da base aliada tem, por suas qualidades. “Espero que o eleitor veja isso.”

Capital eleitoral
O deputado estadual Francisco Júnior afirma que as medidas devem redundar em capital eleitoral para José Eliton. Ele diz não saber em que medida isso se dará, mas vai ocorrer. Francisco lembra que o cidadão, o eleitor, quer resultados, está preocupado com que seus maiores problemas sejam resolvidos ou tenham soluções encaminhadas de forma efetiva.

O deputado Francisco Junior | Foto: Reprodução/Alego

“E José Eliton começou muito bem, atacando aquilo que é mais significativo para o cidadão, as áreas da saúde e da segurança pública, principalmente na região metropolitana da capital, com a questão do policiamento ostensivo nos terminais. Com isso, o governador está sinalizando o que está disposto a fazer em todos as áreas. O reflexo dessas medidas tomadas pelo governador na vida do cidadão deve ser detectado na próxima ou próximas pesquisas, sem dúvida.”

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.